Educação |

Gestores escolares participam de roda de diálogo sobre melhorias para a Educação

O auditório da Faculdade Joaquim Nabuco, no Centro, serviu de palco para a primeira roda de diálogo com a equipe da organização Avante, da Fundação Itaú Social e os gestores da rede municipal de ensino do Paulista. O encontro que aconteceu na manhã desta quarta-feira (22.02), foi organizado para promover uma integração e interação desses profissionais e discutir a importância da participação da comunidade na dinâmica escolar.

Com o tema “Melhorias da Educação - formação continuada para a Educação Infantil”, as consultoras da Avante, Rita Margarete Santos e Cida Ferreira falaram sobre currículo, o perfil e as competências do gestor escolar, políticas públicas e práticas pedagógicas.

“O que estamos implantando é uma construção colaborativa por isso chamamos roda de diálogo para manter os gestores mobilizados com a implantação das ações formativas na rede municipal de Paulista no segmento da Educação Infantil. É importante ouvir desses profissionais, qual o papel e as atribuições em uma escola, quais as dificuldades, o que podemos fazer para ajudá-los”, enfatizou a coordenadora da Avante, Rita Margarete Santos.

“É um momento muito importante para a nossa rede porque discutimos sobre o papel do gestor na Educação Infantil e sobre as estratégias que ele pode desenvolver na escola para fortalecer a relação de toda a comunidade: alunos, professores, pais e conselho nas decisões da escola e melhoria da qualidade da aprendizagem das crianças de 0 a 5 anos de idade”, disse o Secretário Executivo de Desenvolvimento Educacional do município Emanuel Souto.

Durante dois anos, a Fundação Itaú Social vai atuar na melhoria na qualidade da rede de ensino do município. Através da formação continuada com a consultoria da Avante, que forma educadores utilizando novas tecnologias educacionais com mobilização e capacitação para o controle social.