Executiva de Imprensa |

Confira os cuidados que devemos ter para evitar quedas de idosos dentro de casa

É fácil encontrar algumas pessoas que já sofreram algum tipo de queda dentro de casa, seja por desatenção ou algum tipo de fraqueza nos ossos. Entretanto, esse tipo de problema é mais frequente em idosos, pois muitos deles, não possuem equilíbrio nem força muscular para se locomover. Por isso, é importante que os familiares tenham alguns cuidados domésticos básicos para que os idosos possam transitar pela casa com segurança.

Para proporcionar um ambiente mais seguro para os mais velhos, apresentamos algumas dicas de cuidados domésticos para que a rotina do público da terceira idade seja facilitada dentro de casa:

- Evite pisos ou tapetes escorregadios. O ideal são tapetes emborrachados e antiderrapantes;

- Estimule o idoso a usar sapatos ou chinelos com solado antiderrapante;

- Deixe o caminho sempre livre. Evite deixar objetos pequenos espalhados pela casa;

- Instalar barras de apoio e se possível colocar tapetes antiderrapantes no banheiro;

- Em casa que tem escadas, mantenham os degraus livres de objetos e invistam em corrimãos;

- É importante trocar os móveis que impeçam o acesso a outros cômodos da casa;

- Se tiver tapetes nos quartos, é importante que eles sejam presos ao chão;

- Uma má iluminação pode facilitar as quedas. É fundamental que na casa haja uma boa iluminação para o idoso poder enxergar melhor.

Fique atento, pois caso algum idoso sofra quedas em um ambiente doméstico, você pode pedir ajuda ao SAMU da sua cidade (192), e o mais importante, tente mantê-lo calmo e imóvel para que a situação não piore.