Saúde |

Saúde do Paulista anuncia o repasse do incentivo PMAQ aos profissionais da Atenção Básica

Uma ótima notícia para os profissionais que atuam na Atenção Básica. A Secretaria de Saúde do Paulista anunciou nesta terça-feira (02.04) que vai repassar o incentivo PMAQ pela primeira vez aos trabalhadores do município. Os valores serão acrescidos aos salários pagos no mês de maio. A iniciativa, que vai beneficiar diversas categorias, visa valorizar e incentivar os profissionais na perspectiva da melhoria da qualidade dos serviços de saúde oferecidos à população.

Nesta tarde, a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart, recebeu em seu gabinete, em Maranguape I, a equipe da Unidade de Saúde da Família Rural II. Na ocasião, a gestora explicou aos profissionais como funciona o repasse do PMAQ (Programa de Melhoria do Acesso e da Qualidade na Atenção Básica). Ela, inclusive, destacou os critérios que são adotado para o recebimento dos valores.

Serão beneficiadas as equipes da Atenção Básica que já foram certificadas pelo Ministério da Saúde (MS). Ao todo, 38 unidades do município passaram por uma avaliação criteriosa no ano passado. Cada USF recebeu uma nota, que serve para nortear o MS no momento da transferência do recurso. Quanto melhor essa certificação, maior o repasse para a unidade, e consequentemente, para os profissionais.

Os valores que chegam do Governo Federal são distribuídos de forma igualitária entre a equipe. São beneficiados os trabalhadores – médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos de enfermagem, ACS, agentes administrativos, etc – que atuam há mais de seis meses na Estratégia da Saúde da Família. Não estão inseridos nesses critérios, por exemplo, os médicos do Programa Mais Médicos e os funcionários terceirizados.

“Acreditamos que esse é um gesto de valorização dos trabalhadores e de incentivo para que eles busquem qualificar, a cada dia, o serviço prestado ao cidadão. Essa é uma ação inédita na nossa cidade e, por isso, deve ser comemorada. Temos certeza que a gestão do prefeito Junior Matuto vai conseguir consolidar muitas outras coisas boas no setor da saúde até dezembro de 2020”, afirmou a secretária municipal de Saúde, Fabiana Bernart.

Atuando há 13 anos na USF Rural II, a agente administrativa, Irinece da Silva, aproveitou a boa notícia para falar em nome da equipe. “Quero agradecer em nome da equipe esse repasse do PMAQ. Essa é a primeira vez que vou receber o valor. Estou muito feliz. Eu e meus colegas trabalhamos muito para ter uma boa avaliação do Ministério da Saúde e hoje me sinto realizada porque nós realmente merecemos”, destacou. Na unidade em que ela trabalha outros quatro servidores foram beneficiados.

A expectativa é de que o repasse do PMAQ ocorra a cada semestre. Vale lembrar que por se tratar de uma verba oriunda da União, o município só poderá contemplar os profissionais com o recurso quando o valor chegar aos cofres municipais.