Gabinete do Prefeito |

Paulista é o município do Nordeste escolhido para receber o projeto piloto nacional de combate a violência

Depois dos investimentos feitos pela Prefeitura do Paulista na área de segurança que resultaram na diminuição em 43% do índice de violência, o esforço da gestão é reconhecido e o município foi o escolhido no Nordeste para receber o projeto piloto do Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta.

Na reunião do Programa Pacto pela Vida, que aconteceu nesta quinta-feira (28), onde foi lançado o programa, com a participação do secretário nacional de Segurança Pública, general Guilherme Teófilo, para uma reunião preparatória de implantação do Programa, o prefeito Junior Matuto frisou que não adianta ações de combate à violência se não houver em paralelo, ações de prevenção.

“É preciso uma ação integrada com outros atores, não só ações de segurança punitiva. O maior índice de violência em Paulista, por exemplo, é em Maranguape II, onde moro, com grandes bolsões de pobreza e a prefeitura poucos recursos. Lá precisam de áreas de convivência, de maior atenção em saúde, de políticas de assistência intensas e outras coisas. Uma ação repressiva de segurança vai, no primeiro momento, ter impacto, mas não vai resolver. Acredito que o combate à violência passa pela prevenção,” declarou Junior Matuto.

O prefeito Junior Matuto foi para a reunião acompanhado por diversos secretários das pastas que cuidam da segurança do município, com ações integradas. Participaram desta reunião, o governador Paulo Câmara, o secretário nacional de Segurança Pública e os secretários estaduais que integram o Pacto pela Vida. Em 2018, Paulista registrou 127 homicídios, 69 a menos em relação a 2017, o que representa 43% de queda. Também em 2018, foram registrados 1.601 Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs) a menos na cidade, em relação a 2017.