Políticas Sociais |

No Paulista, Políticas de Assistência atende usuários com mais conforto e rapidez

Oferecer um atendimento de qualidade para a população é um dos objetivos da Prefeitura do Paulista, baseado nisso, a Secretaria de Políticas Sociais e Esportes está atendendo no Centro Administrativo, localizado na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves, em Maranguape I. No local as pessoas encontram atendimento para o Cadastro Único, Bolsa Família, solicitar benefícios eventuais como auxílio funerário e auxílio moradia e muito mais.

A estrutura conta com um ambiente confortável para o usuário, em um lugar mais amplo, ambiente climatizado e profissionais capacitados para atender à população. A Secretaria ainda dispõe de profissional para ficar de olho na criançada enquanto os responsáveis estão resolvendo suas pendências na assistência social. No setor de cadastramento, por exemplo, o atendimento está muito mais rápido e é acompanhado em tempo real através do painel de chamadas. Os computadores novos, mais potentes e a internet mais rápida, agilizam o atendimento e evitam oscilações no sistema.

Dona Luciene Barbosa está desempregada e foi à Secretaria se cadastrar no Bolsa Família. Ela comentou sobre a mudança dos prédios. “Eu já tinha ido no prédio anterior, lá era bom, mas aqui é bem melhor, o atendimento é bem mais rápido e a espera é bastante confortável, não tenho do que reclamar”, disse.

As melhorias não são apenas estruturais, com a chegada dos concursados, a Secretaria dispõe de mais assistentes sociais e pedagogos que atuam diretamente com a população. As diretorias de assistência básica e especial atuam de forma integrada, colaborando para uma melhor dinâmica de trabalho. Por conta da ampla estrutura, os Conselhos Municipais da Assistência, da Pessoa Idosa, da Criança e do Adolescente e o Comitê de Medidas Socioeducativas também estão no prédio, facilitando um diálogo entre os órgãos.

O Departamento de Assistência aos Deficientes (DAD), recebe os deficientes do município que precisam da Carteira de Livre Acesso. A sala é uma das primeiras da Secretaria, facilitando a locomoção de quem tem algum problema de mobilidade. O setor age como uma ponte entre o deficiente e a Superintendência Estadual de Apoio à Pessoa com Deficiência (SEAD), órgão que faz a análise da solicitação, caso deferida, a perícia médica é agendada. Essa dinâmica evita que a pessoa faça várias viagens para o Recife, Capital do Estado.

De acordo com o secretário de Políticas Sociais e Esportes, Augusto Costa, o conforto e a agilidade que o Centro Administrativo trouxe faz com que as pessoas optem por buscar os serviços no local. “Por ser uma estrutura confortável, os nossos usuários já vêm logo para cá. Estamos perto de outras Secretarias também, então aquele usuário da assistência que precisa de resolver algo na Secretaria de Saúde ou emitir um cartão de estacionamento do idoso na Secretaria de Mobilidade, só precisa atravessar o pátio”, relata.