Educação |

Gestores escolares debatem eleições para o Conselho Escolar

Cerca de 20 gestores da Rede Municipal de Ensino do Paulista participaram de uma reunião com a equipe da Coordenação da Gestão Democrática na manhã desta terça-feira (19.03), para receber as informações sobre os procedimentos legais para a próxima eleição dos novos representantes do Conselho Escolar. O objetivo é consolidar uma gestão democrática e participativa nas escolas da Cidade. O encontro aconteceu no Centro de Formação dos Professores, no bairro da Aurora, área central do Paulista.

No encontro, os gestores receberam as instruções sobre o edital de convocação; as atas de apuração e de resultado final, além das fichas de inscrição dos candidatos. Neste ano, a secretaria Municipal de Educação realizará uma eleição unificada em 27 unidades escolares no dia 12 de abril. O edital de convocação será lançado nesta quarta-feira (20.03). Já a posse dos novos representantes do Conselho Escolar acontecerá no dia 29 de abril.

Os candidatos escolhidos fazem parte dos cinco segmentos da comunidade escolar: pais, estudantes, comunidade, funcionários e professores da unidade de ensino. O mandato é por um período de dois anos, seguindo até 2021.

“O Conselho Escolar é um instância democrática. E o trabalho que a gestão municipal vem fazendo é tentar fortalecer essa entidade na perspectiva de dar espaço, dar voz, dar vez para os representantes que integram o Conselho. Para eles decidirem quais os caminhos que a escola devem seguir”, disse o secretário Executivo de Educação Emanuel Souto.

Emanuel disse ainda que o sistema educacional vem passando por um processo de reestruturação dos projetos políticos pedagógicos das escolas. “Estamos apoiando as escolas no sentido de buscar “o norte” que elas desejam desenvolver sobre concepção de educação sobre uma escola inclusiva e metas que pretende-se atingir, como por exemplo: redução da evasão escolar; melhoria do desempenho dos alunos e resolução de problemas estruturais. Um plano de metas para a escola alcançar. Isso é um trabalho que será complementado com o apoio do Itaú Social com duas tecnologias: formação para os professores da Educação Infantil e foco nos Conselhos Escolares,” finalizou.

A eleição dos conselheiros ocorre por meio de votação direta ou aclamação – quando a escolha acontece por decisão unânime do grupo. Cada representante é eleito pelo próprio segmento que representa, ou seja, quem define quais alunos vão compor o conselho são os próprios estudantes e por aí vai com os demais membros. A exceção fica por conta do gestor e vice da escola, que possui assento permanente.