Direitos e Saúde da Mulher |

Prefeitura do Paulista introduz campanha de combate à violência contra a mulher no Carnaval 2019

A Secretaria Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista aproveitou o bloco “Bacalhau na Vara” para promover mais uma campanha de combate à violência contra a mulher. A iniciativa contou com abordagens esclarecedoras sobre o tema e ainda estimulou os foliões a desprezarem as músicas que de certa forma diminuem a figura feminina na sociedade.

“Esse ano o Carnaval do Paulista teve muito fortemente o enfrentamento à violência contra as mulheres. Um ano onde a Lei do Assédio passou e isso é muito importante, porque nos ensina que o assédio é crime”, destacou a Secretária Executiva de Políticas para as Mulheres do Paulista, Bianca Pinho Alves, afirmando que a gestão vem priorizando o combate à violência de gênero.

O crime de assédio sexual vale para os casos em que o agente constrange alguém, usando da sua posição hierárquica superior ou de ascendência em relação à vítima, para o favorecimento sexual. A pena para o infrator pode variar de acordo com as circunstâncias do crime.

Outra realização da pasta é o bloco “Xingou, Bateu é Penha”, que tem como proposta a luta contra a agressão física e psicológica sofrida pelas mulheres. Uma das militantes, a cantora Clara Neves, participou do trio que percorreu as ruas de Paratibe e Arthur Lundgren I no “Bacalhau na Vara”, e fez questão de enaltecer qualquer tipo de iniciativa que venha para apoiar o público feminino

“Eu particularmente me sinto privilegiada em estar aqui hoje defendendo esse tema, e inclusive a música “Xingou, Bateu é Penha”. Muitas mulheres sofrem diariamente com a violência e é sempre bom levantar a bandeira do combate. Não, é não minha gente! Vamos respeitar as mulheres”, enfatizou Clara.