Cultura |

Conhecido como bloco da paz, Cavalo Branco arrasta multidão pelas ruas do Paulista na segunda de Carnaval

A segunda-feira de Carnaval foi muito animada em Paulista, na Região Metropolitana. Ao todo, 20 blocos desfilaram nos bairros do município, apesar da chuva que caiu na cidade. O grande destaque do dia foi o Cavalo Branco, que atraiu milhares de pessoas pelas ruas de Maranguape II. O bloco contou com quatro trios elétricos e atrações como André Rio, Musa, banda Inove e artistas da terra. A cada ano, a agremiação se consolida como atração da segunda de Carnaval em Pernambuco.

A festa começou no início da tarde, por volta das 15h, na Rua 78, onde os foliões se concentram todos os anos. Duas horas depois, o desfile teve início, sendo puxado pelo prefeito Junior Matuto, um dos fundadores do bloco. O chefe de Gabinete do município, Francisco Padilha marcou presença mais uma vez, percorrendo todo o trajeto até a Av. “A”. Lá a animação ficou ainda mais completa com os shows. O deputado federal, Fernando Monteiro, e o prefeito da cidade de Afrânio, Rafael Cavalcanti, também prestigiaram a festa.

O prefeito Junior Matuto – um dos mais animados do bloco – traduziu o sentimento da comunidade de Maranguape II quando chega o Carnaval. “O Cavalo Branco, a cada dia que passa, vem entrando na programação carnavalesca, não apenas de Paulista, mas da Região Metropolitana como um todo. É uma agremiação que surgiu pequena, mas hoje ultrapassa as barreiras do município. É o bloco da família, o bloco da paz, onde a gente vê todo mundo se divertindo bastante. Desde a sua fundação, as nossas segundas de Carnaval são muito especiais”, concluiu o prefeito.

Nesse ano, a organização do bloco chamou a atenção dos foliões. Destaque também para o aparato de segurança, que contou 100 profissionais, entre policiais do 17° BPM e seguranças particulares. Os Guardas Municipais também acompanharam todo o desfile e ainda usaram o ônibus de videomonitoramento para flagrar eventuais delitos. O evento ainda contou com ambulâncias para socorro às vítimas e distribuição de preservativos; e agentes de trânsito para cuidar da questão da mobilidade.

Na área das praias, a folia ficou por conta dos blocos As Catraias de Pau Amarelo e Maria Farofa. O primeiro conta com toda irreverência do público masculino que se veste de mulher e desfila numa animação da Av. Arquiteto José Geraldo Castro Paes até o Forte de Pau Amarelo, na rodovia PE-01. O segundo concentra no Bar Cantinho da Agulha, próximo ao terminal de ônibus de Maria Farinha, reunindo muitos moradores e frequentadores da localidade. A folia já acontece há 26 anos.

Em Paratibe, a festa ficou por conta do bloco infantil Caramelo, que reuniu muitas famílias na Praça das Três Rodinhas e ao longo da Av. Lindolfo Collor. O motorista Paulo Henrique Freitas estava acompanhado da esposa e do filho no bloco. “Num bloco como esse não é só o filho que se diverte. Os pais também caem na folia. Não tem como. Sempre que posso estou por aqui. E também gosto de participar do Bacalhau na Vara”, comentou.

Neste ano, a gestão municipal vai apoiar mais de 160 agremiações de diversos bairros. A folia de Momo da cidade segue até o dia 16 de março. Toda a programação pode conferida no site da Prefeitura do Paulista (www.paulista.pe.gov.br). A festa é coordenada pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade.

JUSTA HOMENAGEM – Durante o desfile do bloco Os Linguarudos, no Eng. Maranguape, o chefe de Gabinete do Paulista, Francisco Padilha, recebeu uma homenagem pelos serviços prestados a agremiação. Presente por mais um ano, ele foi convidado a subir no trio elétrico para ganhar uma placa de agradecimento. “Posso dizer que me sinto lisonjeado por esse gesto da direção do bloco. É uma alegria grande receber essa placa de agradecimento. Estou e estarei sempre à disposição de todos vocês. Podem contar comigo”, frisou.