Meio Ambiente |

Meio Ambiente do Paulista realiza soltura de guaiamuns no período de defeso

Uma equipe do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Sec. Executiva de Meio Ambiente (SEMMA) do Paulista realizou a soltura de 20 guaiamuns que seriam comercializados em pleno período de defeso, época de reprodução em que é proibida a captura e a comercialização da espécie.

Fruto do monitoramento constante realizado pela SEMMA nas áreas de mangue do município, a ação aconteceu na PE-22, nas proximidades do Engenho Maranguape. O assessor do Núcleo de Sustentabilidade Urbana do Paulista, Herbert Andrade, falou um pouco sobre a operação.

“Após a intermediação, realizamos a soltura dos guaiamuns em uma área de proteção ambiental. As armadilhas foram apreendias e liberamos a pessoa que foi encontrada com a posse dos animais perante uma notificação para a prestação de esclarecimentos”, afirmou Herbert, destacando que a prática caracteriza crime ambiental, de acordo com a Lei Federal nº 9.605/98.

O servidor ainda fez questão de frisar a punição para quem for flagrado desrespeitando a legislação. "Quem for pego capturando, comercializando ou consumindo o animal durante a andada será encaminhado para a Delegacia de Crimes Ambientais e sofrerá as penalidades, que podem ser pagamento de multas e até prisão", ressaltou.

A população pode denunciar qualquer irregularidade contra os caranguejos e guaiamuns, através do fone 3433-1311, que corresponde ao contato da SEMMA. Ou através do e-mail, nsusemapaulista@gmail.com.

ENTENDA:

O defeso é a paralisação temporária da captura dos guaiamuns para a preservação da espécie. Iniciado no dia 03 de janeiro, o período se estende por 60 dias. Essa época corresponde ao tempo de reprodução ou de recrutamento (período em que os guaiamuns atingem a maturidade reprodutiva).