Saúde |

Com sistema adaptado, Agentes de Combate às Endemias do Paulista passam a trabalhar com tablets

Após uma semana de intensa capacitação, os Agentes de Combate às Endemias – ACEs do Paulista começaram nesta segunda-feira (25.02) a atuar pra valer nas ruas de Artur Lundgren II, executando o trabalho com o apoio de tablets. A ferramenta digital entregue no começo do mês pelo prefeito Junior Matuto vai dinamizar os serviços dos profissionais, que passam a registrar digitalmente as atividades, antes feitas manualmente. Com Isso, os ACEs do Paulista são os primeiros de Pernambuco a contar com este equipamento, contendo um sistema adaptado com a realidade do município.

Idealizado pela empresa Novetech Soluções Tecnológicas, juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, o tablet não precisa de acesso à internet, e segundo o superintendente de Vigilância em Saúde do Paulista, Fábio Diogo, essa tecnologia vai ajudar bastante os Agentes e a comunidade. “Os dados coletados nas ruas vão facilitar o planejamento de ações no território, permitindo que a equipe da unidade esteja ainda mais perto dos usuários do SUS da localidade, garantindo mais eficácia e agilidade no atendimento”, ressaltou.

Ao todo, foram entregues 140 tablets. Os dispositivos móveis possuem um moderno software que indica a localização exata da casa visitada pelo profissional. Desta forma, é possível realizar diagnósticos e notificações dos casos de arboviroses (Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela) além de outros tipos de doenças.

O morador Jonathan Gomes, 30 anos, residente do bairro de Artur Lundgren II, aprovou a novidade. “Tudo que for para o beneficio da população é bem-vindo. Nós, seres humanos, somos falhos e quando contamos com um equipamento que auxilia no trabalho é muito melhor, como este por exemplo”, comentou.

A Agente de Combate às Endemias e supervisora do bairro de Artur Lundgren II, Luci Souza, aprovou essa nova ferramenta de trabalho e acredita que isso é um avanço para a categoria. “Além de dispensar o preenchimento manual das fichas, o tablet evita a perda de dados importantes para a unidade de saúde. E o melhor é que temos tudo na palma da mão”, concluiu.