Mobilidade/Trânsito |

Canal de comunicação segue auxiliando a população do Paulista nos casos de acidentes de trânsito

Para agilizar o atendimento às vítimas de acidentes de trânsito, a Prefeitura do Paulista segue disponibilizando o serviço do “Plantão de Acidentes”. O canal de comunicação criado pela Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais funciona por meio do número (81) 99942-1363. O atendimento acontece nos sete dias da semana, durante 24h.

Só neste ano, 33 ocorrências já foram registradas pelo fone. Com o contato, o cidadão pode relatar qualquer incidente de trânsito ocorrido nas vias municipais. Para facilitar a vida dos agentes de trânsito, é importante que a solicitação fique bem esclarecida, com informações da localidade, quantidade de vítimas e a gravidade do acidente.

Após o registro, a Prefeitura envia efetivos de trânsito para dar o suporte necessário aos acidentados. Os servidores municipais fazem o isolamento da área e, em seguida, recolhem todas as informações dos envolvidos e as circunstâncias do acidente. Se necessário, também acionam o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), Corpo de Bombeiros e o Instituto de Criminalística (I.C).

Outro ponto positivo do serviço é que ele garante ao cidadão a oportunidade de dar entrada no Boletim de Ocorrência de Acidentes de Trânsito (BOAT), documento essencial para a solicitação do seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT).

É importante frisar que para os acidentes nas rodovias estaduais (PE-01, PE-15, PE-22), a comunicação deve ser feita com as equipes do Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRv), órgão vinculado à Policia Militar (PM). Ou se o fato acontecer nas rodovias federais (BRs), o contato deve ser feito com a Polícia Rodoviária Federal, discando 191.