Infraestrutura |

Construído com a participação popular, projeto de requalificação do Complexo do Mangueirão é apresentado em Paulista

Localizado entre os bairros de Paratibe e Arthur Lundgren I, o Complexo do Mangueirão vai passar por uma requalificação completa. O projeto da obra, que recebeu a contribuição de diversos setores, entre eles, movimentos populares, moradores, vereadores e lideranças comunitárias das duas localidades, está pronto e foi apresentado na noite desta segunda-feira (18.02) aos representantes dos segmentos em reunião na quadra da Escola Municipal Alga Marina.

A requalificação da área é considerada uma das mais importantes da cidade, principalmente, porque vai contar com um elevado investimento, que chega a cifra de R$ 2,5 milhões, e consegue agregar diversos equipamentos públicos num só local, como uma unidade de saúde, quadra poliesportiva, área de lazer, entre outros. Até uma via de acesso ao espaço, a Rua Arcoverde, será calçada pela gestão municipal.

Durante a reunião, as arquitetas do município Jaina Poesi, que atua na Secretaria de Saúde, e Fernanda Viegas, que está vinculada à Secretaria de Infraestrutura, apresentaram todos os detalhes do projeto e ainda tiraram dúvidas da população. Elas explicaram aos participantes, inclusive, que a obra será dividida em quatro etapas, contemplando os quase oito mil metros quadrados da área.

A primeira e a segunda etapa correspondem à construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) dentro dos padrões preconizados pelo Ministério da Saúde; a requalificação da área de lazer, que inclui a construção da quadra poliesportiva, arquibancadas, play ground e jardins; e a pavimentação dos 240 metros de extensão da Rua Arcoverde, que vai contar ainda com sistema de drenagem e calçadas com acessibilidade.

As outras duas etapas também envolvem a questão da infraestrutura da área de lazer, contemplando, entre outras coisas, campo de futebol; pista de Cooper; equipamentos de atividades físicas; acessibilidade e iluminação. Em consenso com a população, o projeto também prevê a manutenção da pista de skate, que possui inclinação adequada à prática do esporte, e a imagem do cristo.

A requalificação do Complexo do Mangueirão ficará sob a coordenação da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente. O projeto é considerado um dos mais arrojados da gestão do prefeito Junior Matuto, que vem investindo na construção e revitalização de áreas de convivência e de lazer na cidade.

A reunião desta segunda-feira, na quadra da Escola Alga Marina, em Arthur Lundgren I, foi organizada pelo secretário de Articulação do município, Jaime Domingos, e contou com o apoio dos vereadores Eudes Farias e Fabiano Paz, além dos conselheiros tutelares Cícero Delhany e Ilo José Costa. O resultado foi considerado positivo pelos moradores presentes, que aprovaram de forma unânime o projeto apresentado pela gestão.