Saúde |

Vigilância Sanitária notifica empresa que oferecia serviços oftalmológicos sem a devida autorização em Maranguape II

Na tarde desta segunda-feira (18.02), profissionais da Vigilância Sanitária do Paulista receberam uma denúncia anônima sobre uma empresa privada que estaria realizando exames oftalmológicos, vendas de armações e lentes de óculos sem as devidas autorizações do município. Ao chegar ao local indicado, na Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres, em Maranguape II, os inspetores da prefeitura constataram algumas irregularidades e notificaram os responsáveis pela ação.

De acordo com a Inspetora sanitária e coordenadora da ação, Valéria Ferreira, o local da ação não era adequado para os procedimentos oftalmológicos oferecidos. Ela também constatou que estava havendo a prática de ‘venda casada’, o que não é permitido por Lei. “Nossa equipe lavrou um termo de notificação para a empresa que foi aconselhada a recolher os equipamentos oftalmológicos. Não poderíamos deixar os aparelhos no local porque o espaço não era compatível. Eles teriam de ter uma licença sanitária, um responsável técnico, além do espaço físico com a higienização necessária de uma clínica para olhos”, destacou.

A inspetora ainda completou. “Também não poderíamos deixar a prática da comercialização das lentes e armações dos óculos sabendo que o espaço da Paróquia não era habilitado, nem possuía licenciamento para ser um comércio de ótica”, alertou Valéria Ferreira.

A equipe de fiscalização também orientou os responsáveis pela Paróquia Nossa Senhora dos Prazeres a não estimular essas atividades relacionadas à saúde, sem antes entrar em contato com a Vigilância Sanitária do município para mais informações sobre o funcionamento desse tipo de ação.