Saúde |

Agentes de Combate às Endemias recebem tablets com sistema adaptado para a realidade do Paulista

Os Agentes de Combate às Endemias (ACE) do Paulista são os primeiros de Pernambuco a contar com um tablet que possui um sistema adaptado com a realidade do município. A entrega desses equipamentos nesta sexta-feira (15.02) em solenidade comandada pelo prefeito Junior Matuto. Durante o evento, que ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde, em Maranguape I, o gestor municipal ressaltou a importância da ferramenta digital no dia-a-dia dos profissionais.

Com a entrega dos tablets, a Secretaria de Saúde vai dinamizar o trabalho dos ACEs, que passam a registrar digitalmente as visitas domiciliares, diagnósticos e notificações dos casos de arboviroses (doenças causadas pelos vírus da Dengue, Zika, Chikungunya e febre amarela) e de outros tipos de doenças. Antes, o serviço era feito manualmente em fichas e prontuários.

Durante a solenidade, o prefeito Junior Matuto compartilhou sua alegria e satisfação em poder fazer parte desse momento histórico. “Esse é mais um instrumento de aproximação da gestão com o cidadão. Temos certeza que essa ferramenta tecnológica vai deixar ainda melhor o serviço prestado pelos servidores a nossa população”, frisou o gestor municipal.

Ao todo, foram entregues 140 tablets. De forma simbólica, o primeiro aparelho foi entregue a presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista (AMACEPA), Luci Souza. Na visão dela, a chegada dos tablets representa um pontapé inicial para uma nova maneira de trabalho. “ Essa iniciativa é  um avanço para o nosso município porque vai agilizar o fluxo de informação dentro da vigilância”, comentou. Além disso, ela aproveitou a ocasião para agradecer ao prefeito pela implantação  do piso salarial nacional da categoria.

“Saímos na frente com uma ferramenta personalizada para a cidade, sendo o único município em Pernambuco a utilizar esse modelo que construímos. A implantação desse sistema, chamado de Atend Endemias, desenvolvido pela Empresa Novetech Soluções Tecnológicas, vem potencializar o trabalho dos ACEs. Com isso, o tablet vem para ser o sistema que modifica o processo de trabalho”, finalizou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.