Executiva de Imprensa |

Fato ou fake? Como descobrir se a notícia é verdadeira

Alguma vez você recebeu uma notícia pelas redes sociais ou whatsapp e por algum momento teve dúvidas se aquela informação era fato ou fake (falsa)? Se isso já aconteceu, o ideal seria que não houvesse compartilhamento ao menor sinal de incerteza da veracidade da notícia. Se o acontecimento for relevante sairá em todos os sites profissionais de imprensa regional, por isso, é importante alguns cuidados para que outras pessoas ou empresas não sejam prejudicadas com boatos espalhados.

Recentemente acompanhamos várias mobilizações na tv, no rádio e internet contra as fake News (notícias falsas) espalhadas pelas redes. É necessário que se tenha conhecimento desse grande desafio de descoberta e faça parte dos combatentes das notícias falsas. Não compartilhe mentiras.

Em caso de recebimento de endereços de sites com algum tipo de notícia, confira o que fazer para identificar verdade ou mentira na mensagem:

CONFERIR A DATA DE PUBLICAÇÃO

Muitas vezes a informação é antiga e volta a circular devido a algumas divulgações que aconteceram há anos. Pode ser algo como doenças infecciosas e epidemias que hoje não existem mais.

PESQUISAR EM SITE DE BUSCA

Procure no google ou outros sites de busca sobre a mesma informação, para ter certeza antes de compartilhar.

DESCONFIE DE NOTÍCIAS ALARMANTES

Algo que queira chamar a atenção é sempre de desconfiar, uma vez que só querem muitos clicks. Pois costumam caprichar no exagero para enganar o leitor.

LEIA A MENSAGEM ATÉ O FINAL

Quando a informação é frágil, o texto apresenta incoerências, é vago e incompleto.

OPTE SEMPRE POR VER NOTÍCIAS NOS VEÍCULOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO

São fontes confiáveis e possuem embasamento para divulgar alguma informação.