Saúde |

Saúde do Paulista oferece semana de acolhimento para os novos servidores

A Secretaria de Saúde do Paulista promove, no período entre 28 de janeiro a 1º de fevereiro, a Semana de Acolhimento para os novos profissionais do município. Aprovados no último concurso público da área, eles estão tendo a oportunidade de conhecer melhor os gestores dos seus respectivos setores de atuação. O evento está sendo realizado no Bloco C, da Faculdade Joaquim Nabuco, ao lado do Paulista North Way Shopping, no Centro.

Durante todos esses dias, os servidores estão sabendo como funciona o fluxo e contra fluxo de rede; o perfil social, epidemiológico e demográfico da população em geral; a taxa de cobertura e quais os serviços oferecidos no município, como a regulação para o atendimento dos serviços do Estado.

Luciana Mendes, diretora de Educação à Saúde, destacou que o encontro é muito importante para todos, pois a proposta é dar continuidade ao trabalho que já estava sendo realizado no SUS.  “A gente entende que o profissional tem que conhecer minuciosamente a rede na qual está sendo encaminhado, para que atenda a população da melhor forma”, afirmou.

O acolhimento está sendo dividido em quatro salas. A primeira delas, composta pelos profissionais do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF); a segunda, por técnicos de enfermagem; a terceira, pelos cirurgiões-dentistas e auxiliar de saúde bucal; e no auditório os enfermeiros.

Com abordagem teórica e pratica, Daniele Silva, cirurgiã dentista, acredita que essa iniciativa está sendo enriquecedora. “Estamos tendo a oportunidade de fazer a integração com as outras pessoas que também irão compor a equipe e ainda está sendo possível saber nossa rotina na unidade e comunidade”, finalizou.

ENTENDA - Esses profissionais fazem parte da segunda chamada dos aprovados no último concurso da Prefeitura do Paulista. Antes, as funções eram desempenhadas por contratos, e agora serão substituídas por profissionais efetivos. Ao todo, foram convocadas 361 pessoas para compor a rede municipal.  Os cargos oferecidos foram:  médico, enfermeiro, auxiliar de farmácia, técnico em enfermagem, condutor socorrista, cirurgião dentista, assistência de saúde, que atuará na função de técnico em enfermagem, psicólogo, terapeuta ocupacional, farmacêutico, fonoaudiólogo, nutricionista, fisioterapeuta, profissional de educação, sanitarista entre outros.