Saúde |

Viva Orla traz exame de tuberculose para população

Na abertura do Viva Orla, o polo de saúde da prefeitura do Paulista, além de oferecer exames de aferição de pressão, glicemia, teste HIV e Hepatite, também   trouxe para população, o exame de tuberculose, conhecido como baciloscopia.

Segundo Cecilia Silva, coordenadora de tuberculose do município, relata que muitas vezes as pessoas estão com sintomas de tosse há mais de três semanas ou teve contato com alguém contaminado, porém desconhece os sintomas da tuberculose e não procura nenhuma unidade para diagnosticar.   “ A importância de trazer esse exame para ações externas, próximas à população, é que se for detectado, o tratamento da doença é imediato”, afirmou.

Durante a espera do exame, foi possível tirar dúvidas e saber mais sobre a doença. “Quando li no informativo que um dos sintomas da tuberculose é emagrecimento rápido, procurei fazer, pois em um mês, perdi peso muito rápido” contou Luciene Araújo, moradora do bairro Nossa Senhora do Janga.

Para quem nunca fez o teste,  através do Viva Orla teve a oportunidade de realiza-lo.  “ Nunca tinha feito o exame e muitas pessoas não tem plano de saúde, e algumas vezes encontram dificuldades para realização do teste, e essa ação trouxe praticidade, além de ser muito importante para população’’, contou a paulistense Severina Soares, 67 anos.

O resultado do exame realizados nesta sexta-feira, será entregue na próxima sexta (26), na Unidade Saúde da Família (USF) Dom Helder Câmera, localizada na rua Nossa Senhora do Carmo, Conjunto Praia do Janga.

A baciloscopia é o método principal no diagnóstico e para o controle de tratamento da tuberculose pulmonar por permitir a descoberta das fontes de infecção, ou seja, os casos bacilíferos.

De acordo com a secretária de saúde, os principais sintomas são: tosse persistente, febre vespertina, sudorese noturna, falta de apetite e emagrecimento. Dentro da programa do Viva Orla, o exame de tuberculose estará disponível nos dias 25/01 e 01/02, das 8h ás 12h.