IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Executiva de Imprensa |

Confira algumas medidas simples que ajudam a economizar energia no verão

Com a chegada do verão as contas de energia costumam vir um pouco mais altas. As despesas aumentam consideravelmente nesta época, principalmente por conta do uso de eletrodomésticos. Além do calor, a estação geralmente provoca mudanças nas bandeiras tarifárias(definidas pela Agência Nacional de Energia Elétrica, ANEEL). Por isso, o consumidor precisa ficar atento aos seus hábitos, especialmente nessa época do ano, mas com medidas simples, ao alcance de todos em casa, é possível economizar energia no verão, sem perder conforto. 

Aqui sugerimos algumas dicas para não sentir no bolso as consequências do clima:

·         O ar condicionado pode ser um grande aliado numa casa com mais de um quarto. A dica é ligar o equipamento de apenas um cômodo, fechar as portas do banheiro, para que o ar frio possa circular pelo ambiente desejado. Caso não seja suficiente, a ideia é colocar colchões no cômodo que tenha ar condicionado para acomodar as pessoas da casa. Além disso, ligar o ar condicionado, esperar esfriar e desliga-lo é uma ótima ideia para quem deseja usar o ventilador. Poucas pessoas sabem que os ventiladores de teto consomem o dobro de energia em relação aos ventiladores de tomada, por isso, sempre que possível, opte por este ultimo.

·         Às vezes o calor é tão intenso que é possível desligar o aquecedor do chuveiro e ainda assim, tomar banho de água morna. Se o aquecimento da água ainda for necessário, feche sempre o registro na hora de ensaboar, o recomendável é não ultrapassar seis minutos no banho. Utilize sempre a resistência original do aparelho, outras resistências costumam consumir muita energia, além das gambiarras que são comuns neste tipo de aparelho.

·         A geladeira deve estar sempre afastada do fogão, de paredes quentes ou qualquer coisa que forneça calor, pois ela precisará consumir mais energia para deixar os alimentos frios. É importante checar a vedação das portas, quando a porta fica aberta o gasto de energia é incalculável.

·         Nesta época do ano as secadoras são dispensáveis, o calor e a luz do sol é necessário para secar as roupas em pouco tempo.

·         Utilize o secador de cabelos apenas quando for se arrumar para uma ocasião especial. No mais, eles secarão rapidamente com o calor.

·         Os alimentos descongelarão muito mais rapidamente durante o verão. Logo não utilize o micro-ondas para este fim.

·         Durante as férias as crianças e adolescentes ficam muito tempo em casa, o que aumenta o número de equipamentos eletrônicos. Elabore uma tabela de horários para o uso desses equipamentos, e alertem para desliga-los corretamente.

·         Troque as lâmpadas da sua casa por Led, além de serem mais vivas, são mais econômicas.

·         Sempre prefira eletrodomésticos com o selo Procel, que comprova os melhores resultados nos níveis de eficiência energética. 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441