IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Gabinete do Prefeito |

Junior Matuto destaca ações sociais como legado mais importante que sua gestão deixará para Paulista


Passaram pela cidade do Paulista prefeitos que ficaram conhecidos por calçar ruas, alguns por investir em educação e outros por priorizar a saúde. Junior Matuto, 26º prefeito a administrar o município do Paulista, quer consolidar nos próximos dois anos um legado para a cidade mais voltado para o social. Sem descuidar da infraestrutura, a gestão do socialista investiu nos últimos seis anos em obras de “pedra e cal” nos canto da cidade. Mas o gestor pretende fortalecer os programas sociais implantados, alguns inclusive que já foram transformados em leis municipais, como instrumento permanente de mudança da vida das pessoas.


“Quando olhamos para a área de infraestrutura temos o que mostrar: 90 ruas pavimentadas; nove postos de saúde construídos e 39 reformados; a duplicação da Ponte do Janga e da PE-01; a construção do novo Mercado Público que não é só de Paratibe, mas de toda a cidade; a contenção do avanço do mar; a dragagem do Rio Paratibe e por aí vai. São obras emblemáticas, por muito tempo desejadas pelo povo do Paulista. Mas o que avalio como mais importante para a população são os programas sociais que implantamos. Estes sim, estão transformando a vida das pessoas e, amanhã, quando eu não estiver mais prefeito, a população continuará sendo beneficiada”, frisou o prefeito.


Matuto se refere aos diversos programas sociais que a gestão implantou e virou lei municipal, como o Olhar Paulista – que beneficiou mais de 9 mil crianças matriculadas na rede pública de ensino, com exames oftalmológicos e a entrega de 922 óculos para os alunos com problemas na visão.


Outro programa que está consolidado no município e vem chamando a atenção de outros prefeitos é o Remédio em Casa. Tocado pela secretaria da Saúde, entrega medicamentos em domicílio para mais de 9 mil pacientes diabéticos, hipertensos ou que possuem colesterol descompensado.


“A gente trabalha cuidando da cidade. Mas o que norteia nossas políticas públicas são as pessoas que mais precisam dos serviços. Então, se a gente olha para o seguimento das crianças, encontramos o programa Cuidar Primeira Infância, uma ação que envolve as secretarias de Saúde, Educação e Políticas Sociais, onde garantimos atenção integral às crianças e a sua família. Aí vem o cuidado com a alimentação, universalizando a merenda, capacitando as merendeiras, implantando acompanhamento nutricional para evitar a obesidade infantil; e passando valores de respeito à mulher, através do Maria da Penha Vai a Escola, e de respeito às diferenças, levando para a sala de aula uma cultura de paz, através do Propaz e o Proerd”, elencou Junior Matuto.


As ações que objetivam o cuidado com as pessoas avançam ainda na capacitação e na geração de oportunidades para as mulheres, através de programas como o Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional e o apoio aos grupos produtivos com a entrega de maquinário e insumos.


Os idosos formam outro segmento social no Paulista que recebe atenção especial da gestão, com investimentos no programa Saúde em Movimento, que já conta com 28 polos e três academias da Saúde, oferecendo exames e atividades físicas.


“Acreditamos que prevenir é melhor e mais barato do que tratar. Nossos idosos nos dão uma verdadeira aula de como viver bem. Já temos mais de três mil ‘jovens de ontem’ que abandonaram os remédios controlados e já saíram da depressão, depois que passaram a frequentar o Saúde em Movimento. Ver o resultado dessa política pública implantada em nosso governo, transformando para melhor a vida das pessoas, é muito gratificante. Tenho consciência que ainda tem muita coisa precisando ser feita em Paulista. Mas, não podemos deixar de reconhecer que avançamos em muitas outras. Em diversos segmentos, ultrapassamos o que nos comprometemos em fazer. Mas, temos pela frente ainda dois anos de gestão, com diversos projetos engatilhados. Com certeza ainda temos tempo para deixar muita coisa boa para a cidade,” argumento o prefeito.


Para o prefeito, existem alguns desafios a serem vencidos por sua gestão. Um deles é a humanização das relação entre gestores e usuários. “Estamos buscando com determinação este objetivo. Humanizar as relações, tornando o atendimento cada vez melhor na acolhida da população será a cereja do bolo desta construção de políticas públicas em nosso governo. Afinal, as pessoas não procuram um posto de saúde ou um serviço público por que querem, mas porque precisam, por isso, elas precisam ser bem recebidas”, destacou o Matuto.


Para o próximo ano, Junior Matuto afirmou que está muito animado com os projetos que já estão encaminhados e começarão a se concretizar. “Estou muito animado com tudo que está para acontecer no município. 2019 vai ser um ano de importantes realizações. Vou lutar para transformar as dificuldades em desafios e os desafios em conquistas para melhora a vida das pessoas de nossa cidade”, finalizou Junior Matuto.


Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441