Cultura |

Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura segue promovendo e valorizando a cidade do Paulista

Com o objetivo de promover e valorizar a cultura do Paulista, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura segue trabalhando intensamente neste biênio 2017/2018 para melhor servir a população. Ao longo destes dois anos, a pasta vem atuando e conseguindo importantes conquistas para o município, como a requalificação do Cine Teatro Paulo Freire, a criação do Conselho Municipal de Política e Cultura, a criação da primeira Banda Sinfônica do Paulista entre outras.

Sob o comando do secretário Fabiano Mendonça, a equipe de Desenvolvimento Econômico Turismo e Cultura do município também conseguiu avançar no projeto de revitalização do Forte de Pau Amarelo, uma parceria exitosa com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). O primeiro projeto aprovado já está orçado em R$ 360.000,00 (Trezentos e sessenta mil reais). Segundo o gestor da pasta, a importância desse avanço se dá pelo fato de que há mais de 16 anos a gestão não conseguia aprovação de projetos junto ao Instituto, por essa razão esta conquista é uma das principais ações deste governo.

Outro marco deste segundo ano da gestão foi à criação do Plano Municipal de Gerenciamento Comercial (Projeto Alô Comércio). A ação, que tem como objetivo beneficiar os comerciantes e empresários locais orientou os mesmos sobre a importância da regularização comercial. Mais de 2.000 empresas e comércios do município foram visitados pelas equipes do programa. O plano contou com a parceria das secretarias de Finanças, Desenvolvimento Urbano, Saúde e Meio Ambiente.

A formação do inventário turístico e do calendário de eventos do Paulista também foi uma grande conquista para a valorização do turismo da cidade. Instituir o inventário e o calendário de eventos do município vai trazer diversos benefícios para o segmento, além de ser fundamental na apresentação da cidade como destino turístico de Pernambuco.

A criação, por Lei Municipal, do Conselho de Política Cultural e do Fundo Municipal de Cultura também foi uma conquista neste mandato. A implantação do sistema fez com que a secretaria tivesse uma melhor dimensão da quantidade de artistas que residem no município, além de promover um melhor diálogo entre a Prefeitura e os profissionais da arte. O conselho possibilitou um melhor mapeamento para valorização destes artistas, cada um em seu seguimento. Além de terem a oportunidade de exporem seus trabalhos, o projeto estabelece diretrizes e metas para investimentos voltados para a cultura.

Outro grande avanço que marca este governo é a revitalização do Cine Teatro Paulo Freire. A reforma é a maior desde a inauguração do prédio, na década de 40. A obra que moderniza este equipamento público já está em fase final e terá uma transformação tanto na parte interna quanto na externa.

A fachada do Teatro remontará a aspectos da história da cidade, dialogando com a Igreja Matriz e o Casarão dos Lundgren. Um mezanino está sendo construído e a acústica sendo melhorada. Os equipamentos de iluminação cênica também já estão sob a guarda da secretaria, sendo conquistado pela gestão junto ao Funarte.

Quem aprecia uma boa música clássica também comemorou neste ano a criação da Primeira Banda Sinfônica do Paulista Aristides Borges. A banda que já existe há cerca de 40 anos é um patrimônio municipal. Para o gestor de pasta, transformar a banda em sinfônica foi uma conquista significativa para a cidade, além do trabalho dos músicos junto às escolas da rede municipal com o projeto Músicas nas Escolas, em parceria com a Secretaria de Educação. Uma ação integrada voltada para o desenvolvimento dos jovens.