Desenvolvimento Urbano |

Planejamento, execução e crescimento. Paulista avança e entra no hall das cidades do futuro

O ano de 2018 foi bastante significativo e de muito avanço para a cidade do Paulista quando o assunto é o desenvolvimento urbano.  O município entrou no hall das cidades do futuro com o uso da tecnologia do georeferenciamento. A implantação dessa moderna ferramenta, que foi viabilizada graças aos recursos do Programa de Modernização da Administração Tributária e da Gestão dos Setores Sociais Básicos (PMAT), colocou Paulista no cenário mundial como uma das cidades inteligentes e vai gerar muitos frutos para os próximos anos, tanto no ponto de vista tributário, como no planejamento.

Ainda focando no quesito modernização, vale ressaltar que, agora os comerciantes e empresários da cidade podem receber o alvará dos seus estabelecimentos, por e-mail, tudo isso graças a atualização do sistema para licença e localização de funcionamento de toda área mercantil do município, como empresas, indústrias e fábricas. A Secretaria de Desenvolvimento Urbano também modificou o Plano Diretor da cidade a fim de contribuir e melhorar o zoneamento e o padrão construtivo de varias áreas do município.

O secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Paulista, Roberto Couto, fez questão de destacar a revisão feita no código de obras e postura da cidade, onde tudo foi realizado priorizando o melhor atendimento a população. “Procuramos sempre estreitar e tornar ainda mais humana a nossa relação com as pessoas e com os construtores que estão investindo na cidade. Tudo sempre é feito com bastante cautela, para que além do ordenamento, consideravelmente normal, que vem acontecendo, todas as outras questões sejam feitas dentro da legalidade”, pontuou.

O gestor frisou ainda que a secretaria tem atendido a população de maneira rápida e eficaz. “Temos dado uma resposta rápida ao público e assim diminuímos praticamente todos os prazos legais que tínhamos para atender. Acreditamos que o cidadão não tem tempo a perder, por isso prezamos sempre pela celeridade e rapidez nesses atendimentos, tudo dentro da legalidade”, disse.

O responsável pela pasta ressaltou também que o ano de 2018 foi de muito trabalho e planejamento e que muitas novidades virão nesse próximo ano, dentre elas, o lançamento de uma grande ação. “Em 2018 muitas coisas aconteceram e dentro delas estão às ações integradas com outras secretarias como o pente fino e as fiscalizações. O ano também foi de bastante organização e planejamento para que agora em 2019 várias coisas sejam colocadas em prática, e é aí que temos uma grande surpresa, o lançamento de um Programa de Regularização Fundiária que já está em fase final de conclusão. A iniciativa será gigantesca e tem o objetivo de regularizar a documentação de várias casas que estão com as papeladas pendentes”, finalizou.