Direitos e Saúde da Mulher |

Paulista segue avançando na consolidação das políticas públicas voltadas às mulheres

A Secretaria Executiva de Política para as Mulheres do Paulista conclui o biênio 17/18 com muitos avanços. Visando o empoderamento feminino, a equipe da pasta realizou inúmeras ações, inclusive, através de parcerias com instituições que atendem ao público feminino.

As mulheres vêm conquistando cada vez mais espaço na cidade, como resultado dos projetos, a secretaria recebeu quatro votos de aplausos na Assembleia Legislativa de Pernambuco e, em 2016, chegou a ser agraciada com o Prêmio Prefeitura Amiga das Mulheres.

ENFRENTANDO À VIOLÊNCIA CONTRA A MULHER

A parceria com entidades ligadas às questões de enfrentamento à violência contra a mulher no município, como a Delegacia da Mulher, Ministério Público, Vara de Violência Doméstica e Familiar, Assistência Jurídica, Defensoria Pública e Delegacias de plantão, acaba facilitando o desenrolar dos processos de violência contra as mulheres e a prevenção de abusos.

O trabalho conjunto com a Secretaria de Saúde resultou num projeto que prevê a prioridade de atendimento nas unidades de saúde para as mulheres vítimas de violência. Os médicos e enfermeiros passaram por um treinamento para detectar os casos, e para um atendimento mais humanizado, visando notificar para facilitar as denúncias na Delegacia da Mulher.

Em outra parceria, desta vez com a Secretaria de Educação, o projeto Maria da Penha vai à Escola, que também é Prêmio, teve 106 projetos inscritos nas categorias individuais e coletivas. Na categoria individual, os alunos concorrem a partir de uma redação, já os educadores concorreram com projeto de trabalho, artigo científico e relato de experiência. Hoje, o projeto foi sociabilizado em outros municípios, como referência no ensino fundamental que cria uma base sobre a lei e contra a violência à mulher.

Outra iniciativa de destaque foi a criação da Lei Borbolete-se. A nova legislação tem por objetivo amparar mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, suprindo necessidades básicas e ajudando-as a romper o ciclo de violência. Nesta Lei, a mulher poderá receber o auxílio moradia, o auxílio cesta básica, o auxílio passagem, além do apoio psicossocial disponibilizado pela prefeitura. Os filhos da vítima serão matriculados automaticamente nas escolas públicas e creches, quebrando a submissão financeira sobre o homem.

O programa AtuaAção pela igualdade está todo mês em uma comunidade diferente, levando palestras, informações sobre o enfrentamento a violência, gerando uma grande ação integrada com a Secretaria de Saúde com serviços de beleza e saúde.

O Bloco da gestão “Xingou, bateu é penha” desfilou pelas ruas da cidade, lutando pela causa, levando informativos por onde passava. É uma manifestação cultural que mexe com a sociedade, levando a mensagem de respeito e direito das mulheres. Através da troca de camisas pelo quilo de alimento auxilia na construção de cestas básicas doadas para as mulheres em vulnerabilidade social do município.

AUTONOMIA FINANCEIRA E QUALIFICAÇÃO

A Secretaria das Mulheres conseguiu arrecadar os insumos e equipamentos necessários para a elaboração de dez grupos produtivos. Foram quatro grupos de costura, dois grupos de fabricação de vassouras em material PET, dois grupos de higiene e limpeza e dois grupos de artesanato e madeira. O objetivo da ação é criar uma fonte de renda para as mulheres das comunidades carentes, onde elas serão capazes de criar os materiais e vendê-los, ajudando na renda familiar, auxiliando na autonomia financeira.

O Programa Lugar de Mulher é na Qualificação Profissional já está consolidado e conseguiu qualificar mais de 1175 mulheres das comunidades, em situação de vulnerabilidade social e/ou violência. Ao todo, foram 31 cursos, que vão de operadora de microcomputadores até pedreira. São diversos cursos para estimular a geração de renda e promoção do desenvolvimento sustentável.

O espaço Expofêmea é uma parceria da Prefeitura com o Shopping North Way e Universidade Joaquim Nabuco, num lugar para dar dignidade às artesãs, num espaço totalmente gratuito para que possam expôr e comercializar suas obras. Para as artesãs cadastradas no projeto, foram disponibilizadas palestras sobre vendas, como precificar, logística da loja, a fim de oferecer um auxílio maior.