Desenvolvimento Urbano |

Donos dos imóveis que sofreram alteração construtiva serão informados sobre atualização cadastral

Após mapear a cidade com o uso da tecnologia do georreferenciamento, a Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação, constatou que muitos imóveis sofreram alterações na sua concepção original sem a devida legalização junto ao poder público municipal.

A partir de agora, os proprietários desses imóveis serão informados através de correspondência que as mudanças foram incluídas na atualização do cadastro mobiliário. As cartas já estão sendo enviadas aos contribuintes.

Os proprietários que receberem as correspondências realizaram algum tipo de obra nos últimos anos, como uma ampliação, por exemplo. Se a intervenção tivesse sido comunicada à prefeitura, as informações do imóvel já estariam atualizadas no cadastro imobiliário. É bom lembrar que o contribuinte pode acessar o sistema com o mapeamento realizado através desse link: http://iptubr.com.br/paulista/. Nessa opção, o proprietário pode, inclusive, verificar se as dimensões conferem com o tamanho real do imóvel.

Caso haja algum tipo de discordância, o contribuinte terá a oportunidade de apresentar pedido de revisão da avaliação do imóvel, no prazo administrativo de 30 dias (contados do recebimento do comunicado), na sede da Diretoria de Controle Urbano (DCU), localizada na Av. Marechal Floriano Peixoto, S/N, (ao lado da Secretaria Municipal de Finanças) Centro da cidade. O atendimento é de segunda a sexta, das 08h às 13h30.

GEORREFERENCIAMENTO – Trata-se de uma ferramenta que visa atualizar e detalhar o banco de dados do município para que os recursos empregados em diversos setores sejam otimizados, ampliando o poder de atuação da gestão em áreas estratégicas. A empresa contratada pela prefeitura, a Geopix, realizou sobrevoos por toda a cidade, usando um moderno sistema de mapeamento. Desta forma, foi possível traçar um raio “x” completo de cada bairro. Agora, usando as imagens em 3D, o município terá condições corrigir problemas históricos, canalizando recursos para ações que realmente são necessárias sem dar “tiro no escuro”.