Mobilidade/Trânsito |

Ações integradas contribuem para a melhoria da mobilidade em Paulista

Uma série de ações têm contribuído com a melhoria da mobilidade em Paulista. Em 2018, a Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais atuou na criação de mecanismos que venham a dar mais fluidez no trânsito da cidade. Para Tal, a Prefeitura do Paulista celebrou diversas parcerias com o Governo do Estado e com a Prefeitura do Recife para melhorar o deslocamento do paulistense.

OPERAÇÃO OCTOPUS

Criada pelo Governo do Estado de Pernambuco, a “Operação Octopus” vem recebendo o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, no intuito de retirar os veículos irregulares de circulação que possam vir a ser usados na prática de crimes. A operação consiste em bloqueios de trânsito realizados pelos policiais do 17º BPM e pelos agentes de Paulista nos locais onde a incidência de crimes é maior.

De maio a outubro de 2018, a operação apreendeu 1.024 motocicletas no munícipio. O serviço também contribuiu com a recuperação de 271 automóveis furtados ou roubados na localidade. Nesse período, ainda foram lavrados 1.045 autos de infração contra os condutores irregulares.

De acordo com a equipe de estatísticas do 17º BPM, a operação tem ajudado também na redução do número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Esses crimes envolvem assaltos contra comércios e transeuntes. No mesmo período em 2017, o índice desses crimes era 34% maior do que o de 2018.

PESQUISA ORIGEM/DESTINO E A CRIAÇÃO DO PLANO DE MOBILIDADE DO PAULISTA

Após um ano e seis meses de contato direto com a população para identificar os anseios e as necessidades de interferência na mobilidade urbana do município, Paulista concluiu a pesquisa “Origem Destino”.

Durante esse período, a Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais atuou em conjunto com outras Secretarias no intuito de mapear as carências dos munícipes para facilitar o deslocamento nas vias da cidade.

O resultado do questionário buscou evidenciar as formas que os motoristas e pedestres utilizam para chegar ao trabalho e/ou ao lazer (meios de transporte, vias e tempo) e corresponde a 60% do que é necessário para iniciar o plano. Os dados da pesquisa serão usados pela Prefeitura do Paulista na construção do Plano de Mobilidade da cidade.

CADASTRAMENTO DO TRANSPORTE ESCOLAR

A Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais publicou, no dia 21 de junho deste ano, a portaria 010/18 que se refere a Lei Municipal 4.765/17. Esse documento delega ao município a tarefa de reunir e organizar informações acerca dos autorizados que realizam o transporte escolar pela cidade, estabelecendo uma nova página para a prestação do serviço. A intenção da gestão é acompanhar de perto o trabalho que vem sendo desempenhado, para estimular um transporte legal, seguro e de qualidade aos condutores e usuários.

O VIDEOMONITORAMENTO NA FISCALIZAÇÃO DO TRÂNSITO DA CIDADE

O trabalho de fiscalização de trânsito por meio de câmeras de videomonitoramento conseguiu alcançar os primeiros resultados positivos em Paulista. Agentes da Secretaria de Mobilidade e Administração das Regionais identificaram que os condutores estão adotando uma postura mais cautelosa ao trafegar nas vias do Centro e pela principal do bairro de Paratibe. O número de infrações de trânsito verificadas durante o período educativo é quase ao dobro do registrado após a oficialização do uso dos equipamentos de alta resolução.

Atualmente, 16 câmeras estão sendo utilizadas. No entanto, o Prefeito Junior Matuto autorizou a implantação de 50 novas câmeras que que ficarão espalhadas por diversos bairros, fortalecendo a política de segurança pública no município.

TÁXI METROPOLITANO

Um convênio entre as prefeituras de Paulista e Recife garantem o embarque e desembarque de passageiros entre as cidades durante o período do réveillon e do carnaval. Esta parceria chega ao seu oitavo ano e é uma excelente oportunidade para os 800 profissionais do volante, cadastrados junto ao poder público do Paulista, e melhor ainda para os passageiros dos dois municípios, que vão ter mais opções de deslocamento.

RECADASTRAMENTO DE KOMBIS E VANS

Paulista possui uma frota de 420 veículos, que são divididas em 14 linhas, e para oferecer maior qualidade no serviço prestado, a Prefeitura do Paulista adotou alguns critérios foram incluídos para o recadastramento do transporte complementar em 2018. Ao permissionário, tornou-se item obrigatório, a realização de um curso, realizado pelo SEST/SENAT, de transporte de passageiros, além da obrigatoriedade da carteira de habilitação na categoria D.