IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Infraestrutura |

Investimentos em infraestrutura urbana continuam mudando a vida dos paulistenses

Uma série de investimentos em infraestrutura urbana tem feito a diferença na vida de muitos paulistenses. Os recursos contemplam os mais diversos tipos de obras, beneficiando moradores de vários bairros da cidade. Destaque para calçamento, pavimentação e revestimento asfáltico de vias; entrega de mercado público e construção de pátio de feira; além do alargamento de pontes em vias importantes que contribuem com a questão da mobilidade.


Para executar essas obras, o município aplicou recursos próprios e de convênio com o Governo Estadual e a União. Apesar do cenário de crise econômica, essas verbas não deixaram de chegar ao município, graças ao bom relacionamento do prefeito Junior Matuto com o governador Paulo Câmara e os parlamentares estaduais e federais. O resultado dessas parcerias tem tornado Paulista uma cidade cada vez estruturada e acolhedora. Uma cidade cada vez melhor para se viver!


PAVIMENTAÇÃO DE VIAS


Ao longo desses primeiros anos do segundo mandato do prefeito Junior Matuto, a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente realizou obras de calçamento, pavimentação e revestimento asfáltico em mais de 30 vias da cidade, beneficiando milhares de paulistenses. Durante toda gestão, 90 já foram contempladas, transformando o cenário em comunidades historicamente esquecidas por outras gestões.


Localidades como Jaguarana, Alto da Roseira (Vila Torres Galvão), Centro, Jardim Paulista, Jardim Velho (Paratibe), Alameda Paulista, Engenho Maranguape, Loteamento Conceição, Janga, foram beneficiadas nos dois últimos anos com obras que passaram a valorizar casas e concretizar sonhos de uma vida com mais dignidade. Um trabalho que não para e vai continuar trazendo benefícios à população. É só aguardar!


MERCADO PÚBLICO


Considerada uma das obras mais importantes da atual gestão municipal, a construção do Mercado Público de Paratibe tornou-se uma referência para quem ainda duvida sobre o poder da boa política. Pois é. Antes mesmo de assumir o comando do município, em 2013, o candidato a prefeito Junior Matuto e o então governador do Estado, Eduardo Campos, sonharam juntos e anos depois conseguiram tirar do papel esse importante centro comercial, que transformou a comunidade e a vida das pessoas que nela residem.


Essa página importante da história recente da cidade pode ser contada por cada cliente ou comerciante do mercado. Isso porque quem conheceu como ele era antes não tem nenhuma saudade do que ficou pra trás. Hoje o espaço está mais organizado e aconchegante, funcionando com uma gama de lojas e serviços, onde é possível encontrar de tudo. Sem falar da praça de alimentação que tem pratos deliciosos da culinária regional.


Neste ano, a gestão do prefeito Junior Matuto também entregou a ultima etapa da obra, o pátio de feira livre e a revitalização da Praça da Liberdade. Duas intervenções que eram muito esperadas pela população. Hoje, depois de tudo isso, não resta dúvida de que a construção do Mercado de Paratibe Gov. Eduardo Campos é um marco para a cidade com um todo.


PONTES GARANTEM MOBILIDADE


Quem conhece o Centro do Paulista já deve ter ouvido falar nas pontes do Banheiro do Soldado e da comunidade do Barão. Por muitos anos, elas foram alvo de críticas por parte da população. Só que na gestão do prefeito Junior Matuto os comentários negativos deram espaço aos elogios. Graças a uma parceria entre o município e o Ministério da Integração Nacional, as pontes foram alargadas, ganharam calçadas e sistema de iluminação. Com os recursos desse convênio, a prefeitura também realizou a dragagem do Rio Paratibe.


A obra da ponte do Banheiro do Soldado, no acesso ao bairro de Arthur Lundgren I, minimizou os transtornos da população em dias de chuva, quando a água ficava acumulada e invadia casas. Já a ponte do Barão, no acesso ao bairro de Paratibe, aliviou o trânsito na área, já que a nova faixa de rolamento garantiu que mais de um veículo passasse por vez pela ponte, o que antes não acontecia. Agora está bem mais rápido chegar ao destino de carro ou com o transporte público.


A duplicação da ponte do Janga também é outro legado importante que a gestão municipal está deixando para a cidade. A obra entrou na reta final. Após a colocação das vigas de sustentação da nova estrutura, os operários concentram esforços na concretagem da base, que receberá nos próximos dias a camada de asfalto. Além da construção da nova ponte, a rodovia PE-01 também está sendo beneficiada por uma obra de duplicação, que compreende, inicialmente, 4,5 km da ponte até a entrada do Conj. Beira-mar.


MANUTENÇÃO DA CIDADE


A manutenção da cidade não é uma tarefa fácil. Mas com um trabalho planejado e atento às demandas da população, a Secretaria Executiva de Serviços Públicos vem realizando ações importantes nas mais diversas áreas. Destaque para os mutirões de limpeza nas comunidades; os serviços de microdrenagem; a implantação de iluminação em LED; além da recuperação do calçadão da Orla do Janga.


As equipes do órgão atuam em diversas frentes diariamente. Nos mutirões de limpeza, os trabalhadores chegam cedinho na localidade e realizam os mais diversos tipos de serviços, como varrição, capinação, pintura de meio-fio, pode de árvore, remoção de entulho, entre outros. Quando o sistema de drenagem da via está obstruído, empoçando a água da chuva, logo fica limpo para possibilitar o escoamento. Foi graças a esse trabalho e a limpeza dos canais que no período chuvoso não houve registro de alagamentos críticos na cidade.


Quando o assunto é iluminação pública, a gestão do prefeito Junior Matuto tem feito o diferencial. É que mais de dez localidades já foram contempladas com a implantação do sistema de lâmpadas de LED. Na Orla do Janga, por exemplo, foram implantadas 196 luminárias com dois focos de LED cada, possibilitando maior economia, visibilidade e contribuindo até com a questão da segurança. A orla também teve o calçadão revitalizado, especialmente, no trecho da Pça das Quatro Torres, na altura do Bompreço.


CUIDANDO DO MEIO AMBIENTE


A preservação da natureza tem sido encarada de uma forma muito séria em Paulista. Não à toa, nos dois últimos anos, foram criadas quatro novas Unidades de Conservação na cidade: Floresta Urbana dos Maranguapes; o Parque Municipal do Acaraí; a Floresta Urbana do Rio Timbó; e a Reserva de Vida Silvestre Caetés. Elas chegam para somar as outras três já existentes no município, totalizando sete, com mais de 400 hectares de área de Mata Atlântica monitoradas e protegidas.


Além de cuidar das áreas verdes, a gestão do prefeito Junior Matuto estimula a criação desses espaços, concedendo descontos na cobrança do principal tributo municipal: o IPTU. A Lei Municipal 4761/17 estabelece o Programa de Incentivo e Desconto denominado IPTU Verde. Por se tratar de uma legislação aprovada na Câmara, a gestão municipal deixa um legado importante nesse quesito, abrangendo empreendimentos já instalados ou que pretende se instalar na cidade.   


Para melhor atender a população, a Secretaria Executiva de Meio Ambiente passou por mudanças internas significativas. Foram criados três setores estratégicos: Núcleo de Licenciamento Ambiental; Núcleo de Sustentabilidade Urbana; e o Núcleo de Fiscalização Ambiental. Com coordenadores específicos, eles tiveram a atuação potencializada com a chegada dos 21 novos servidores, que já estão trabalhando desde o início do mês. 

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441