Segurança e Mobilidade |

Paulista forma mais uma legião de jovens engajados na prevenção ao uso de drogas e à violência

O shopping Paulista North Way sediou nesta terça-feira (18.12) a cerimônia de entrega dos certificados para os alunos concluintes do Programa Educacional de Resistência às Drogas e à Violência (PROERD). Na ocasião, 932 alunos de 22 escolas da rede de ensino do Paulista assumiram o compromisso de não entrar no mundo das drogas. Antes da solenidade, os estudantes saíram em caminhada pela Av. Marechal Floriano Peixoto, no Centro da cidade, para alertar a sociedade sobre as consequências negativas causadas pelo uso das drogas.

No primeiro semestre de 2018, Paulista já havia formado 1,3 mil alunos nessa ação, que visa prevenir o uso indevido de entorpecentes e à prática da violência nas escolas. No decorrer do curso, os policiais militares ficaram encarregados de mostrar opções saudáveis de comportamento para as crianças, evitando que elas tenham o primeiro contato com as drogas e as demais substâncias ilícitas.

Um dos estudantes presentes na cerimônia para receber o certificado de conclusão do curso foi o Cauã de Barros, da Escola Jaime Gonçalves Bold, na Vila Torres Galvão. Ele destacou que o PROERD o ensinou a enfrentar às drogas. “Aprendi que devemos dizer não as drogas, a lutar contra elas e orientar a família e os amigos a fazerem o mesmo. Gostaria de agradecer ao meu professor e policial Márcio, que foi muito gentil com a gente”, afirmou o aluno.

Presente no evento, o prefeito do Paulista, Júnior Matuto, destacou o verdadeiro objetivo do programa. “Primeiro gostaria de enfatizar a nossa satisfação e alegria em firmar parceria com o Governo do Estado de Pernambuco, por meio da Polícia Militar. O PROERD é um programa que consiste em plantar a semente do bem com ações preventivas contra o consumo de drogas e à violência. Tenho certeza de que não só a comunidade escolar ganha com isso, e sim a sociedade de uma maneira geral, com a formação de cidadãos mais consciente”, afirmou Júnior Matuto.

“Acreditamos que a prevenção seja o melhor caminho para combater o uso de drogas e a violência. Por isso a gestão do prefeito Júnior Matuto fez questão de reunir esforços para trazer o PROERD até o nosso município. O programa é fruto de uma parceria entre as secretarias municipais de Educação e de Segurança Cidadã e Defesa Civil, com o Governo do Estado, através da SDS. Formamos cerca de 2,3 mil alunos em 2018 e o nosso objetivo é ampliar ainda mais esse número em 2019”, enfatizou Manoel Alencar, secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista.

O PROERD está presente no município do Paulista desde 2017, de lá para cá a gestão tem buscado intensificar o campo de atuação do programa para que todas as unidades da rede sejam contempladas.

“Estamos aqui hoje para celebrar a culminância do PROERD, uma importante parceria entre a Prefeitura do Paulista e o Governo do Estado de Pernambuco, que representa um grande esforço para evitar que as crianças e os jovens tenham o primeiro contato com as drogas. Quem ganha com isso é a família”, destacou o secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior.

O evento ainda contou com apresentações culturais do grupo “Ginga-Pura Brasileira”, que mostrou um pouco do Hip-Hop para o público presente. Outra atração do evento foi o grupo Asa Branca, que ficou encarregado de mostrar mais sobre a capoeira. Também participaram da iniciativa a banda da Polícia Militar de Pernambuco e a banda da escola municipal Susie Régis.