Direitos Humanos/Cidadania |

Dia internacional do voluntariado celebra gestos de altruísmo e solidariedade

Diariamente, várias pessoas em todo o mundo saem de casa para fazer o bem, melhorando a vida do próximo, seja com pequenas ou grandes ações. Esta é a missão dos voluntários que disseminam solidariedade e gestos de altruísmo por onde passam. Como forma de celebrar o trabalho dessas pessoas que tanto lutam pelo bem comum, desde 1985, o dia 05 de dezembro é também conhecido como o Dia Internacional do Voluntariado.

Uma pessoa que deseja praticar atividades voluntárias pode optar entre ações permanentes, que precisam de um maior comprometimento, ou ações pontuais que acontecem esporadicamente.  Não adianta escolher uma vaga de voluntário aleatoriamente,  quem deseja realizar serviços de voluntariado deve, antes de tudo, se identificar com o que vai fazer para servir ao povo de bom grado e com conhecimento.

No Brasil, o trabalho voluntário é regulamentado pela Lei 9.608/1998 definindo que o serviço voluntário é a atividade não remunerada, prestada por pessoa física a entidade pública de qualquer natureza, ou a uma instituição privada sem fins lucrativos, que tenha objetivos cívicos, culturais, educacionais, científicos, recreativos ou de assistência social.

Para ser voluntário não basta ter uma profissão, é preciso também o desejo de ajudar as pessoas para que a atividade seja realizada da melhor forma possível. O trabalho voluntário é exercido de forma séria e, algumas vezes, necessita de especialização e profissionalismo, já que em alguns casos, o trabalho é realizado em locais como hospitais, clínicas, escolas, por exemplo.