Segurança e Mobilidade |

Programa “Crack, é Possível Vencer” é tema de exposição no Paulista

Começou nesta segunda (03.12) e vai até a próxima sexta-feira (07), a exposição de ações do programa “Crack, é Possível Vencer”. A iniciativa visa apresentar aos moradores do Paulista um pouco sobre o projeto que vem resgatando vidas na cidade através do enfrentamento às drogas.

De 03 a 05 de dezembro, a exposição acontece na entrada principal do Centro Administrativo da Prefeitura do Paulista, na Av. Prefeito Geraldo Pinho Alves (antiga Av. Brasil), número 222, em Maranguape I, das 8h às 12h. Já nos dias 06 e 07 de dezembro, o público poderá acompanhar a exposição no hall localizado no Paulista North Way Shopping, no horário das 13h às 20h.

Quem comparecer a um desses locais terá a oportunidade de ver de perto diversas imagens que retratam o cotidiano dos agentes envolvidos com o projeto, além de assistir a um vídeo com as principais ações desenvolvidas pelo programa.

Um dos principais responsáveis pelo êxito do projeto no município, o comandante da Guarda Municipal, Josias Silva, comentou um pouco sobre a forma de atuação do programa “Crack, é Possível Vencer” no Paulista.

“O programa “Crack, é Possível Vencer” vem desenvolvendo atividades desde agosto de 2015 no âmbito da prevenção contra o uso de drogas. Nesse tempo, realizamos diversas reuniões em escolas e em outros locais onde solicitam a nossa presença. Falando do tratamento em si, a equipe já conseguiu encaminhar um bom número de dependentes químicos à clinicas de reabilitação. Trabalhamos em parceria com a secretaria de Educação, de Políticas Sociais que nos disponibiliza os serviços do CRAS e do CREAS, e a Saúde que nos ajuda acompanhando os casos pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS)”, salientou.

Coordenador do programa no município, o capitão Manassés do 17º Batalhão da Polícia Militar, frisou a importância dos esforços do secretário de Segurança do Paulista para a implantação da iniciativa na cidade. “É importante destacar a luta do secretário Alencar para fazer o projeto acontecer. Ele correu atrás de recursos e ferramentas para tornar possível a implantação do programa na cidade. Hoje, nós temos em Maranguape I, uma unidade móvel de monitoramento e uma viatura que juntos tornam mais rápido o serviço prestado à população”, afirmou.

Presente na exposição, o secretário de Segurança Cidadã e Defesa Civil do Paulista, Manoel Alencar, destacou o trabalho preventivo que vem sendo proposto pela atual administração do município.

”A gestão do Prefeito Júnior Matuto vem realizando um grande trabalho de prevenção no município. A pasta de segurança vem desenvolvendo ações integradas com outras forças de proteção, como a polícia militar, polícia civil e até mesmo com os agentes de trânsito. Só em 2018, o programa “Crack, é Possível Vencer” visitou 243 unidades de ensino para alertar aos jovens o perigo do primeiro contato com as drogas que pode levar à dependência. Também é importante destacar que Paulista foi o primeiro município de Pernambuco a implantar esse projeto”, destacou o secretário.

Júnior Matuto, prefeito do Paulista, fez questão de prestigiar o primeiro dia de exposição do programa. “Primeiro gostaria de agradecer a Deus por nos ajudar a construir essa política preventiva que vem resgatando vidas na cidade. Acredito que esse projeto deve ser levado adiante independe de quem esteja à frente do município. Vamos procurar expandir o campo de atuação do programa para que um dia ele atenda à todos os bairros”, concluiu.