Educação |

Educação do Paulista apresenta resultados positivos da parceria com a Fiat e IQE

O município do Paulista participa do Programa Rota do Saber, da Fiat Chrysler Automobiles (FCA), há um ano e meio, em parceria com o Instituto Qualidade no Ensino (IQE). Os números mostram que a Educação no município está avançando. O desempenho dos profissionais vem contribuindo para o trabalho exitoso, onde são identificadas as dificuldades e os potenciais de melhoria.

Um caso que ilustra bem o resultado positivo no aprendizado dos alunos, é do jovem Jamerson Santos, 12 anos, do 5° ano, da Escola Municipal Terezinha Camarotti, na Mirueira. O estudante tinha dificuldade em aprender matemática, mas depois que a professora Salete Soares participou da formação do Rota do Saber, isso contribuiu para o seu desenvolvimento escolar. “Só tenho a agradecer a minha professora Salete Soares. Eu não estaria aqui se não fosse meus professores. Quero ser médico ou psicólogo para aprender sobre o corpo e a mente humana”, afirmou.

O coordenador de Projetos Sociais da FCA, Fernando Elias destacou a importância do empenho da gestão municipal em atingir os bons resultados.  “A gente tem um ótimo resultado. É resultado desafiador. Nós tivemos 32% de alunos proficientes.  Nesse trabalho de um ano e meio, a gente já conseguiu uma melhoria significativa. Na disciplina de Matemática, por exemplo, a gente registra que mais de 50% dos alunos têm proficiência. Isso indica que estamos no caminho certo. Os esforços, a atuação do professor, do gestor estão surtindo efeito”, enfatizou.

O Secretário de Educação do Paulista, Carlos Júnior, disse que o comprometimento do corpo docente tem sido de grande relevância para o sucesso do Rota do Saber na rede municipal. “A gente vem investindo na participação ativa dos pais. Isso é bastante produtivo. Fico muito feliz com o depoimento dos pais em reconhecer nosso trabalho. Afirmo que em 2019, o ano será bem melhor do que em 2018. Os índices de desempenho vão aumentar mais ainda”.

O Programa Rota do Saber vem promovendo a qualificação de 180 professores de Português e de Matemática, além de 62 gestores escolares. Através do programa, mais de quatro mil estudantes dos 3°, 4° e 5° anos são beneficiados com a iniciativa.

A apresentação dos resultados da avaliação do desempenho dos alunos deste período aconteceu nesta sexta-feira (23.11), no Senac, em Jardim Paulista, aos professores, gestores, supervisores e técnicos, além de representantes do Conselho Tutelar, pais dos alunos e do Chefe de Gabinete Francisco Padilha, representando o prefeito Junior Matuto.

Números alcançados através do Programa Rota do Saber:

Na avaliação do desempenho e performance dos alunos do 3° ao 5° ano, todas as metas foram alcançadas. Ao todo, 5.560 alunos participaram da avaliação.

Em 2017, apenas 33% dos alunos atingiram a meta de proficiência.

Já em 2018, 47% dos alunos aprenderam as disciplinas Português e Matemática.

Em relação, ao Índice de Educação Básica (IBEB), do Ministério da Educação (MEC), os alunos do 5° ao 9°, que foram avaliados em Português e Matemática obtiveram o seguintes resultados:

Do 1° ao 5° ano – em 2015, o índice era de 4,1 e subiu para 4,7 em 2017.

Do 6° ao 9° ano – em 2015, o índice era de 3,4 e passou para 3,9 em 2017.