Mobilidade/Trânsito |

Operação Octopus vem contribuindo com a segurança pública no Paulista

Criada pelo Governo do Estado de Pernambuco, a “Operação Octopus” vem recebendo o apoio da Prefeitura do Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Administração das Regionais, no intuito de retirar os veículos irregulares de circulação que possam vir a ser usados na prática de crimes. A operação consiste em bloqueios de trânsito realizados pelos policiais do 17º BPM e pelos agentes de Paulista nos locais onde a incidência de crimes é maior.

De maio a outubro de 2018, a operação apreendeu, exatamente, 1.024 motocicletas no munícipio. O serviço também contribuiu com a recuperação de 271 automóveis furtados ou roubados na localidade. Nesse período, ainda foram lavrados 1.045 autos de infração contra os condutores irregulares.

De acordo com a equipe de estatísticas do 17º BPM, a operação tem ajudado também na redução do número de Crimes Violentos contra o Patrimônio (CVPs). Esses crimes envolvem assaltos contra comércios e transeuntes. No mesmo período em 2017, o índice desses crimes era 34% maior do que o de 2018.

Paulista cede em média cinco agentes por operação, que ficam encarregados de notificar os condutores. O poder público municipal ainda disponibiliza um caminhão reboque para transportar os veículos apreendidos até o depósito. Além dos bloqueios, são realizadas rondas por toda a região, que envolvem o Batalhão de Trânsito da Polícia Militar.

A operação começou em dezembro de 2017, graças ao êxito obtido por suas ações, a tendência é que ela passe por um processo de avanço para melhorar ainda mais os resultados, aumentando seu campo de atuação.