IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Limpeza Urbana |

Como descartar de forma correta os materiais eletrônicos

O lixo eletrônico é todo descarte de equipamentos eletrônicos, como monitor de computador, aparelho celular, baterias, geladeira e outros. Atualmente com elevado nível de uso de equipamentos este tipo de lixo tem se tronado um problema de proporção ambiental, onde muitas pessoas não têm noção da forma correta de descarte.

Estes equipamentos possuem sustâncias químicas como Chumbo, cádmio, mercúrio e berílio e suas composições podem provocar a contaminação do solo e da água, além de fazer mal à saúde provocando doenças graves ao ser humano.  O Brasil está entre os maiores produtores de lixo eletrônico no mundo, com mais de 1,4 milhão de toneladas produzidas anualmente, representando 36% do lixo da América Latina, segundo estudo da Associação de Empresas da Indústria Móvel (GSMA) e da Universidade das Nações Unidas.

Por ser composto por grande quantidades de plásticos, metais e vidros, estes materiais demoram muito tempo para se decompor quando descartado de forma incorreta. Para que não aconteça danos ambientais é preciso descartar o lixo eletrônico em locais apropriados, que podem ser empresas especializadas, cooperativas de reciclagem ou centros de estudos, como escolas e universidades.

Outra ação pouco conhecida é a devolução do material eletrônico ao fabricante, quando o aparelho completa a vida útil, a pessoa pode devolver ao fabricante de origem para que a empresa siga com o descarte correto.   Em 2010, a Política Nacional de Resíduos Sólidos, ou PNRS, foi instituída regulamentando o tratamento adequado para o lixo em geral. A PNRS estabelece que toda instituição e organização seja responsável por separar e descartar corretamente os resíduos que produzem, o que inclui a indústria, o comércio, os municípios e consumidores.

As marcas de aparelhos eletrônicos costumam fazer promoção, onde a pessoas que levarem um aparelho antigo ou sem funcionalidade têm porcentagem em descontos na compra de um novo. É preciso ter consciência de que não se pode sair por aí descartando pilhas ou baterias em qualquer lugar, procure um espaço apropriado, desta forma você está ajudando a você o bem-estar e a preservação do meio ambiente.

 

 

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441