Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca |

Em Paulista, campanha contra a Febre Aftosa segue imunizando animais da Zona Rural

O mês de novembro é conhecido pela campanha de erradicação da febre aftosa. O município do Paulista não poderia ficar de fora dessa meta de acabar de vez com esta doença. A Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura da cidade, em parceria com a Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (ADAGRO), está durante todo este período intensificando as vacinações nos animais.

Esta ação acontece duas vezes ao ano, nos meses de maio e novembro. Nesta segunda etapa, apenas os bovinos com até 24 meses (com 02 anos de idade) estão sendo vacinados. Toda área rural do Paulista, como a Mata do Ronca e Paratibe entre outras vem recebendo visitas da equipe que realiza a imunização no rebanho e conscientizando os proprietários a tomarem a devida providência no combate a Febre Aftosa.

Na primeira etapa realizada no mês de maio cerca de 798 animais foram vacinados de 49 produtores, em Paulista. A meta para segunda etapa é atingir 100% no total. O governo municipal e estadual distribuem as vacinas aos pequenos criadores, que possuem até 20 animais. Ultrapassando este total, são considerados grandes produtores e são orientados a comprarem as vacinas.

A veterinária Zaia Barreto, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, ressalta que o município esta contribuindo para cumprir a meta estabelecida em Pernambuco. “Estamos alcançando a cada ano a meta estipulada. Até o momento Paulista não registrou casos da doença”, afirmou.

Caso algum proprietário não tenha recebido a visita da equipe, poderá se dirigir à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Cultura do Paulista, localizado na Av. Geraldo Pinho Alves, nº 222, Maranguape I, e fornecer o endereço com ponto de referência. O atendimento ao público é de segunda a sexta, das 07h30 às 13h30.

FEBRE AFTOSA – É transmitida pelo contato com os animais doentes ou por meio de secreções e utensílios usados no manejo deles. O mal atinge principalmente os bovinos e bubalinos, podendo afetar também as espécies de caprinos, ovinos e suínos. O rebanho afetado prejudica toda produção de leite e carne, perdendo assim o valor e causando um prejuízo econômico e social.