Meio Ambiente |

Operação conjunta combate desmatamento e invasões na Mata do Frio

Uma ação conjunta da Prefeitura de Paulista e Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), reforçada com policiais militares e civis, destruiu, nesta quinta-feira (18), dezenas de cercas usadas para demarcação de lotes, portões, cocheiras e estruturas para construção de barracos em uma área de aproximadamente dez hectares da Mata do Frio, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Na intervenção, em combate ao desmatamento no Parque Municipal Mata do Frio, também foram apreendidas ferramentas e assinados cinco termos de demolição – os responsáveis terão 15 dias para limpar áreas. Quatro pessoas identificadas terão que prestar esclarecimentos na Delegacia de Polícia do Meio Ambiente (Depoma) e devem responder por crime ambiental devido ao corte ilegal de vegetação nativa de Mata Atlântica.

Com 30 participantes e sete veículos, além de um trator, a investida desta quinta ocorreu durante toda a manhã e parte da tarde. Além da CPRH e da Prefeitura de Paulista, participaram integrantes da Depoma (Polícia Civil), da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma, PM) e do 17º Batalhão da Polícia Militar, sediado no município. A ação foi precedida por levantamento prévio do setor florestal da CPRH e da própria Prefeitura, por meio da Guarda Municipal e secretarias de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente e de Desenvolvimento Urbano e Habitação, que também atuaram na ação.

O Parque Natural Municipal do Frio é uma Unidade de Conservação Municipal, criado por meio do Decreto Nº019/2015, com aproximadamente 40,13 hectares de Mata Atlântica, localizada na sede urbana do município do Paulista. Os remanescentes urbanos de Mata Atlântica são importantes, tanto para a conservação da biodiversidade, como para o lazer, o esporte e a educação ambiental da população, além da questão das pesquisas científicas.

É bom lembrar também o trabalho de fiscalização na área não para por aí. Serão realizadas fiscalizações constantes no local, em conjunto ou isoladamente, e, em caso de flagrantes, os responsáveis responderão por crime ambiental, uma vez que a Mata Atlântica existente no Frio constitui patrimônio nacional, conforme disposto no Artigo 225 da Constituição Federal.