Saúde |

Saúde do Paulista passa a oferecer maior número de exames de sangue

A partir do mês de novembro, o número de exames para marcação de hemograma (exame de sangue) será ampliado no Paulista. Com a mudança, a quantidade de atendimento passa de dois mil e oitocentos para três mil e oitocentos usuários na rede pública de saúde. Um incremento de 35,7% no número de exames oferecidos.

O aumento na distribuição dos exames de sangue vai variar conforme o número de atendimento e percentual da população coberta no território das unidades de saúde. O investimento para que a nova medida fosse adotada será de R$ 100 mil (cem mil reais) por mês proveniente dos recursos do Tesouro Municipal.

De acordo com a Secretária de Saúde Fabiana Bernart, a ampliação no número de exames de sangue faz parte de uma política que busca a qualidade nos serviços de saúde. “O aumento no número de exames é um avanço imenso. É uma ‘grita’ da população, ainda não é o ideal, mas é um incremento significativo”, disse.

Fabiana Bernart disse que com a ampliação dos exames será possível através do sistema fazer o mapeamento de todos os serviços utilizados pelos usuários através de uma ferramenta reguladora. “A proposta a partir de agora é que a gente regule o serviço, na prática, quando o usuário fizer os exames, ele vai ser inserido no sistema. E ele só vai poder fazer esse exame novamente daqui a seis ou oito meses, a não ser que seja uma demanda médica específica. O sistema vai notificar quando esse usuário fizer o exame antecipado. Com isso, a gente vai disponibilizar muito mais acesso e controle dos exames evitando dessa forma a falta dos usuários que marcam e não comparecem ao procedimento”, enfatizou.

Além da ampliação das cotas de exames, os usuários poderão contar com mais três locais para realizar a coleta de sangue no munícipio. São eles: Centro de Saúde Francisco Medeiros Dantas, na Mirueira; Policlínica Josino Guerra, em Maranguape I e USF Nossa Senhora Aparecida, no Tururu. Somando-se aos outros três existentes: Adolfo Speck, Prontoclínica Torres Galvão (PTG) e Policlínica Correia Mandu.

A nova medida da ampliação dos exames de sangue foi apresentada numa reunião entre a Secretária de Saúde Fabiana Bernart e os gestores das unidades de saúde (policlínicas e USF’s), nesta quinta-feira (04.10.).