Meio Ambiente |

Descarte correto do lixo é tema de ação de conscientização ambiental em escola do Paulista

“Educai as crianças e não será preciso punir os homens”. É pensando nisso que a Secretaria Executiva do Meio Ambiente do Paulista está trabalhando a Semana Municipal do “LixoZero”. A iniciativa, que visa melhorar o presente e garantir um futuro mais sustentável, contemplou, na tarde dessa terça-feira (18.09), os estudantes da Escola Municipal Ministro Marcos Freire, em Maranguape I, onde foram desenvolvidas diversas atividades, como mutirão de limpeza e conscientização.

Essa ação marca o “Dia mundial da limpeza”, que aconteceu no ultimo sábado (15.09), tendo como objetivo trabalhar o descarte incorreto de resíduos. Através de temas que já vem sendo implantado na escola sobre ensino ambiental, o mutirão desta tarde contou como atividade de experiência, e como instrumento de alerta para moradores próximos à escola.

Os alunos realizaram uma ação limpeza que começou na escola e se estendeu para os arredores da unidade de ensino. Além do mutirão destinado para recolher os lixos que foram descartados de forma incorreta, os estudantes trabalharam com orientações feitas de casa em casa com os moradores, prestando informações importantes sobre as consequências do mau uso do lixo, e como evitar esse tipo de atitude.

O lixo jogado de forma incorreta pode causar, entre outras coisas, doenças como Dengue, Zika, leptospirose e etc. Por isso, o tema da reutilização vem sendo trabalhado com os estudantes. A coordenadora de Núcleo de Sustentabilidade da Secretaria Executiva de Meio Ambiente, Bruna Maldonado, fez menção desse trabalho. “É preciso trazer a importância do consumo sustentável, consciente, pensar o que você vai comprar, se você precisa mesmo, trabalhar os 5Rs”, destacou.

Trabalhar com educação ambiental é importante para desenvolvimentos dos alunos, pois, através da escola é possível alcançar um número grande de pessoas. O estudante Jonatas André Bezerra, matriculado no 6º Ano, acredita ser necessário um trabalho como esse. “É uma boa ideia. Essa ação vai ajudar os alunos a compreenderem que a gente tem que ajudar o meio ambiente, a gente não pode deixar o mundo com tanto lixo”, ressaltou.

Como a escola vem trabalhando o projeto “Com Vida”, que protagoniza questões ambientais na escola e, consequentemente, no município, a Semana Municipal “LixoZero” agregou ainda mais força na responsabilidade de ações destinadas ao trabalho de mudança e melhoria de atitudes dos jovens e seus familiares.

Entenda

Os 5Rs da Gestão Ambiental, são: Reduzir, Repensar, Reaproveitar, Reciclar e Recusar consumir produtos que gerem impactos socioambientais significativo. Colocando em prática esses pensamentos, você automaticamente contribui com o desenvolvimento sustentável.