Educação |

Desfile Cívico marca os 83 anos de emancipação do Paulista

Com o tema “Minha cidade, meu lugar, Paulista de coração”, milhares de pessoas prestigiaram na tarde deste sábado (15.09) o tradicional desfile cívico que faz parte da programação em homenagem aos 83 anos de emancipação política do Paulista. A concentração se deu na Rua Coronel Alberto Lundgren, e ao som dos mais variados instrumentos, os estudantes de 62 escolas da rede municipal de ensino percorreram a Avenida Marechal Floriano Peixoto, no centro da cidade, abordando diversos temas, dentre eles meio ambiente, cultura, e inclusão.

Na apoteose do percurso, em frente ao prédio da prefeitura, sob a apresentação da Banda Sinfônica Aristides Borges, representantes das escolas eram homenageados com uma placa de participação, entregues por secretários e representantes da sociedade civil.

O secretário municipal de educação, Carlos Júnior, destaca a importância do desfile para a cidade. “Esse desfile representa não só o patriotismo, mas serve também para que as crianças, adolescentes e jovens venham a valorizar ainda mais o seu lugar”, frisou o secretário.

Segundo o pedreiro Edmilson José da Silva, que foi prestigiar “o desfile é bom para o município, pois a criançada pode mostrar para as pessoas o seu talento, e nós nos sentimos muito alegres em poder acompanhar as apresentações”, pontuou.

Valdete Maria da Silva é professora da Escola Municipal Governador Miguel Arraes de Alencar, no bairro do Janga, que trouxe como tema o meio ambiente, frisou sobre a relevância do desfile na educação dos jovens. “Na atualidade, eu acho importante envolver o aluno nesse processo de resgate da cidadania, restaurando os valores cívicos, que estão se perdendo ao longo do tempo, e traçando novos horizontes, principalmente por abordar diversos temas da sociedade”.

Além das escolas presentes, a guarda municipal, projetos sociais, e mais 28 bandas marciais de cidades da região metropolitana do Recife abrilhantaram o desfile.