Turismo |

Shows e missas marcam as comemorações dos 83 anos de Emancipação Política do Paulista

Seguindo com a programação das comemorações do aniversário dos 83 anos da Emancipação Política do Paulista, celebrado no próximo dia 04 de setembro. Nesta terça-feira (28.08), haverá missa com os professores e estudantes presidida pelo Padre Gustavo Nascimento, a partir de meio dia, na Igreja Matriz de Santa Isabel, no Centro da cidade. Às 19h30, a celebração será feita pelo pároco Francisco Belarmino da Igreja Santa Clara de Jardim Paulista.

Durante a festa profana, o público poderá conferir shows com os artistas locais Davi do Forró e Cristiano Diniz. Os shows vão ocorrer na Praça Agamenon Magalhães, em frente à Igreja Matriz de Santa Isabel, a partir das 20h.

A programação religiosa e cultural da Emancipação Política do Paulista faz parte de uma parceria entre a gestão municipal e Arquidiocese de Olinda e Recife, que está à frente das comemorações da padroeira. A fé e devoção a Nossa Senhora dos Prazeres dos Maranguapes, inclusive, teve início em Portugal no século XVI, quando houve a aparição da santa em uma fonte durante uma terrível peste que dizimava a população de Lisboa. Após o fato, vários enfermos foram curados ao beberem da água milagrosa.

A devoção no Paulista surgiu antes mesmo de se tornar cidade. No ano de 1619 começaram as  homenagens à santa nas terras da Reserva Ecológica Mata do Janga, no bairro de Maranguape II. O primeiro vigário foi dom Manuel Rodrigues Neto. O sacerdote foi nomeado para o ofício por Dom João V. A criação da paróquia ocorreu em 1681.

Confira a grade de apresentações:

Terça-feira (28.08) – Davi do Forró e Cristiano Diniz

Quarta-feira (29.08) – Sambarylove

Quinta-feira (30.08) – Forró das Estrelas

Sexta-feira (31.08) – Eduarda Alves

Sábado (1º.09) – Banda Ynove e Elivieira

Domingo (02.09) – Frei Damião Silva, O Disco e Augusto César

Segunda-feira (03.09) – Adilson Ramos e Banda Rossi

Terça-feira (04.09) – Dia da Emancipação Política – Hasteamento das bandeiras; Missa solene; Entrega das Comendas Pe. João Ribeiro.