Educação |

Abertura da Semana da Pessoa com Deficiência integra família e escola no fortalecimento da inclusão

Com uma programação repleta de atividades, a Semana da Pessoa com Deficiência do Paulista teve início nesta segunda-feira (20) em diversas unidades de ensino da cidade. A iniciativa, que tem como tema “Ideias e caminhos para vencermos as barreiras e estimularmos o protagonismo”, vai beneficiar pais, estudantes e educadores do município. Nesse primeiro dia do evento, a equipe da Secretaria de Educação trabalhou a importância da integração entre a família e a escola para mostrar que todos podem aprender e que a deficiência não pode ser considerada um empecilho nesse processo de inclusão e desenvolvimento educacional.

Os pais ou responsáveis pelos estudantes com deficiência participaram de dinâmicas de grupo, mesa de debate sobre a temática da inclusão, troca de experiências com relatos exitosos de superação, entre outros. O público também foi convidado a pintar telas com imagens sobre o que representa os filhos e as barreiras já superadas por eles. As pinturas ficarão expostas no evento de encerramento da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência, que acontece na próxima sexta-feira (24.08), no Senac, em Jardim Paulista.

A dona de casa Maria de Fátima Vicente da Silva, 34 anos, que tem uma filha matriculada na Escola Municipal Marcílio Dias, explicou que esse tipo de evento é de fundamental importância para os pais. “Acho que essa semana é muito significativa pra gente que tem filho com deficiência porque esse assunto precisa ser debatido. E quando tem uma ação como essas mais pessoas têm a oportunidade de conhecer e se envolver nesse tema. E isso é muito bom pra todo mundo”, destacou.

O mesmo sentimento foi compartilhado pela técnica de enfermagem, Rúbia Alves, de 37 anos, que é mãe de uma criança especial. “Eu me sinto privilegiada por poder participar de um evento como este. É muito gratificante saber que tem gente que se importa comigo e com meu filho”, frisou. Ela participou das atividades na Escola Municipal José Firmino da Veiga, no Centro.

Atualmente, 553 estudantes com deficiência estão matriculados na rede municipal de ensino. Esse contingente é atendido em 18 polos de Atendimento Educacional Especializado (AEE). O município também conta com a colaboração de 276 apoios. Diante desses números, a coordenadora da Educação Especial, Bernadete Brandão, fez questão de ressaltar que Paulista está fazendo bem a tarefa de casa.

“A Constituição Federal de 1988 fala que a educação é para todos. Mas para isso aconteça, quem está à margem da sociedade, precisa ter condições para se desenvolver. E a educação especializada é justamente esse serviço que permite essa inclusão. Por isso, acredito que o nosso município tem feito um bonito papel em relação à Educação Especial”, disse a gestora.

Confira a programação da Semana Municipal da Pessoa com Deficiência:

Dia 21/08 (terça-feira) – 08h às 12h / 13H às 17h

• ATIVIDADE PEDAGÓGICA/RECREATIVA: Quebrando as barreiras atitudinais em sala de aula.

• LOCAL: Escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista;

• PÚBLICO: Estudantes da Educação infantil ao 5º Ano.

• ESTRATÉGIAS: Vivenciar nas escolas atividades relacionadas ao tema da semana, através de jogos pedagógicos, atividades lúdicas e cineminha.

Dia 22/07 (quarta-feira) – 08h às 12h / 13H às 17h

•  PALESTRA:  Educação inclusiva: desafios da atuação na sala de aula

•  PALESTRANTE: BERNADETE BRANDÃO

• LOCAL: SENAC- JARDIM PAULISTA

• PÚBLICO: Professores Educação Infantil, 3º Ano e EJA.

• ESTRATÉGIAS: Sensibilização sobre a temática; apresentação sobre o conceito de inclusão e as flexibilizações de sala de aula a partir da ideia do Desenho Universal da Aprendizagem – DUA.

Dia 23/08 (quinta-feira) – 08h às 12h / 13H às 17h

• ATIVIDADE PEDAGÓGICA/RECREATIVA – Lei brasileira de inclusão em Cordel

• LOCAL: Escolas da Rede Municipal de Ensino do Paulista;

• PÚBLICO: Estudantes da Educação infantil ao 6º Ano ao 9º Ano

• ESTRATÉGIAS: Desenvolver em sala de aula, nas diversas disciplinas, atividades de estudo para conhecimento da Lei Brasileira de Inclusão na forma de cordel escrito, cantado e declamado.

Dia 24/07 (sexta-feira) – 08h às 12h – CULMINÂNCIA DA SEMANA

•  II ENCONTRO DAS FAMÍLIAS DOS ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DO PAULISTA

• LOCAL: SENAC DE JARDIM PAULISTA

• PÚBLICO: Pais e estudantes, inclusos da rede, gestores escolares.

• ESTRATÉGIAS: Socialização de experiências individuais; relato de experiência de superação de Sandro Varelo (paratleta brasileiro); exposição das telas pintadas pelos pais dos estudantes.