Saúde |

Dia D de Vacinação contra Poliomielite e Sarampo é realizado em Paulista

Uma grande mobilização foi montada, neste sábado (18.08), para o Dia D da Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, no município do Paulista. A programação de imunização contou com as 52 unidades básicas de saúde, além de uma estrutura no Ecoparque das Paineiras, em frente ao Terminal Integrado de Passageiros Pelópidas Silveira no Centro.

Cerca de 250 profissionais das equipes de Saúde da Família, das policlínicas e dos centros de saúde envolvidos na ação. A meta do município é imunizar 95% das crianças paulistenses, o que totaliza 17 mil meninos e meninas.

A criançada que compareceu ao Ecoparque das Paineiras para tomar as vacinas pôde desfrutar de brincadeiras ao ar livre com direito a pipoca, algodão e cama elástica. É o caso da enfermeira Girlene da Costa, que trouxe Hugo Valentim de  quatro anos para ao parque. Ela destacou a importância da vacina para prevenir doenças. “Diante de um surto desses é muito importante o nosso filho tomar a vacina”, disse.

Já a dona de casa Maria de Lourdes Cordeiro veio passar as férias na cidade e aproveitou para acompanhar o neto Luís Antônio na vacina. “É para bom para prevenir. A vacina é muito importante para a vida dele”.

Presente à ação, a secretária de Saúde do Paulista Fabiana Bernart explicou que os índices da vacinação contra o Sarampo e a Poliomielite estão caindo em rede nacional. E que o Dia D serve para se fazer um apelo para que essas doenças não voltem a ser um problema  dentro dos municípios, dentro dos estados e dentro do Ministério da Saúde.

“É uma maneira de cuidar, de proteger e a gente diz também que é um gesto de carinho e de amor. Então, a gente convoca no município do Paulista, os pais responsáveis a trazer os seus filhos para a nossa campanha de vacina.

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo continua até o dia 31 de agosto nas 52 unidades básicas de saúde. O grupo prioritário  são crianças a partir de um ano e menor de cinco anos (quatro anos 11 meses e 29 dias).