IPTU e Tributos Online Paulista

IPTU e Tributos IPTU por E-mail
Português English Spanish

Notícias

Ouvir Notícia Completa

Saúde |

Oficina de atualização reúne Agentes de Combate às Endemias em mais dois encontros

Dando continuidade às oficinas de atualização dos Agentes de Combate às Endemias do município, a Secretaria de Saúde do Paulista promove mais dois encontros nesse mês de julho, no Bloco B do Centro Universitário Joaquim Nabuco, em Paulista. O primeiro deles ocorreu na manhã desta quinta-feira (26.07), e o próximo será nesta sexta (27.07). Estão sendo abordados assuntos sobre doenças como esporotricose, leishmaniose e animais sinantrópicos. 


O superintendente de Vigilância em Saúde do Pauslista, Fabio Diogo, destacou que os encontros mensais abordam assuntos pertinentes ao dia a dia dos ACEs nas comunidades, para que eles possam aprimorar o conhecimento e consiga transmitir da maneira mais didática para o cidadão. 


“No mês passado já tivemos o tema arbovirose, e nesse mês será sobre esporotricose, que é uma doença que está muito em alta, por conta de um fungo transmitido pelos gatos. Também vamos abordar sobre animais sinantrópicos, combatendo e controlando a população de escorpiões e roedores. E, por fim, a leishmaniose, que acomete tanto o homem quanto os animais por meio da picada de um mosquito”, explicou. 


A oficina abrange a totalidade dos Agentes de Combate às Endemias, no entanto, além deles, outros profissionais da Vigilância em Saúde também estão participando dos encontros. É o caso de Isabel Cristina Pereira, de 51 anos. Ela é ACE, mas está lotada na Vigilância. “Tem sido proveitoso, principalmente para quem não está atuando nesse momento como ACE, porque é a oportunidade de relembrar tudo que aprendemos na capacitação que tivemos anteriormente”, disse. 


A agente de endemias Márcia Galvão, de 43 anos, atua no bairro de Maranguape I, e também esteve nesse encontro. “Eu achei maravilhoso porque o trabalhador tem de ter a qualificação, tem de estar sempre se atualizando. Foi um presente que a nossa secretária Fabiana Bernart nos deu junto com a nossa associação”, elogiou Márcia.


De acordo com a presidente da Associação dos Agentes de Combate às Endemias do Paulista (AMACEPA), Luci Souza, até o final do ano, serão realizados dois encontros mensais com os ACE, divididos em duas turmas, abordando todas as endemias. “A gente precisa de uma atualização, precisa saber como o município trabalha com cada uma das endemias, e a gente entrou num acordo de fazer um projeto de educação continuada”, ressaltou Luci. Ainda segundo ela, os encontros reúnem em torno de 65 pessoas por dia. 


Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista

Imagens:

Arquivos:

  • Nenhum documento anexado.

Prime Brasil

COPYRIGHT © 2019 PREFEITURA DA CIDADE DO PAULISTA | TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

PRAÇA AGAMENON MAGALHÃES, S/N — CENTRO, PAULISTA — CEP: 53401-441