Saúde |

População acompanha de perto início das obras de construção das UBS e Academias da Saúde no Paulista

Após a assinatura da Ordem de Serviço para a construção de seis unidades básicas de Saúde e quatro academias da Saúde no Paulista, em alguns locais, já é possível acompanhar o início da execução das obras, que vai beneficiar a população com as novas estruturas.

Um dos locais que deverá receber as UBS é a antiga quadra do Mangueirão, no bairro de Paratibe. Nesta sexta-feira (13.07) uma retroescavadeira da Secretaria Executiva de Serviços Públicos iniciou a demolição da quadra e a população já se mostra satisfeita com a vinda da nova unidade de Saúde.

De acordo com a arquiteta e urbanista da Secretaria de Saúde do Paulista, Jaina Poesi, esse local era uma quadra que estava em desuso e que servirá para a implantação de uma unidade básica de saúde de porte um, que terá, além das estruturas de consultórios, uma equipe de odontologia.

Em visita à obra, ela explicou que como o terreno da quadra era muito acima do nível da rua, está sendo feita a demolição para que na próxima segunda-feira seja iniciada a construção do muro e do barracão de obras.

“A área construída será em torno de 400 metros quadrados. Então, a população vai ser contemplada com um serviço de qualidade em uma estrutura nova, toda em cerâmica. Além de trazer o acolhimento de saúde para a população, ela vai ter também uma nova estrutura física de melhor porte para poder receber esse pessoal”, ressaltou.

Um dos moradores da localidade é o auxiliar administrativo Fernando Cesar Soares de Andrade, de 56 anos. De acordo com ele, esse é um serviço que a população de Paratibe realmente estava precisando.

“O pessoal esperava que fosse uma quadra esportiva, mas como aqui nós já temos um minicampo, esse é um bom trabalho que a Prefeitura está fazendo aqui em Paratibe. A quadra aqui só servia para o uso de drogas, não tinha utilidade para nada. Como hoje eu sou avô, a gente às vezes queria trazer os netos para passear, mas aqui durante o dia, tarde e noite funcionava só como ponto de drogas. Parabéns à prefeitura pelo trabalho que está sendo realizado”, elogiou.

No bairro da Aurora, Centro, a vendedora Maria Helena Martins, que mora há mais de 40 anos no bairro, disse estar bastante feliz pela instalação de uma academia da Saúde no local. “Estamos felizes porque vai ter uma Academia da Saúde em nosso bairro. Há muito tempo que nós esperamos por isso. E esse sonho está sendo realizado. Só temos a agradecer, e ainda mais por ser de frente à minha casa”, completou.

De acordo com Jaina Poesi, o mesmo processo está sendo realizado nas outras unidades. Ela assegurou que na próxima segunda feira (16.07) a máquina estará fazendo a regularização do terreno na unidade de Saúde Jurandir Freire I, para dar início no mesmo formato. Em relação às Academias da Saúde, três delas já foram iniciadas, e uma deverá iniciar em Arthur Lundgren II.

Fotos: Almir Martins/Prefeitura do Paulista