Educação |

Educação do Paulista lança avaliação para analisar o desempenho dos estudantes

Com o objetivo de verificar o desempenho dos alunos nas áreas de linguagem, língua portuguesa e matemática, a Secretaria de Educação do Paulista lançou, na manhã desta terça-feira (22.05), a Avaliação do Município para Verificar o Desempenho dos Estudantes do Paulista (AMUDEP). O lançamento oficial aconteceu na sede do órgão.

Os estudantes da rede municipal de ensino dos 3º, 5º e 9º ano passarão por provas no início e no final do ano letivo, para que sejam identificadas as necessidades dos mesmos. Segundo Emanuel Souto, secretário executivo de Educação do Paulista, a partir dos resultados das avaliações as ações da secretaria serão ajustadas para atender as demandas.

Neste ano, as provas serão realizadas no mês de outubro, e será coordenada pela professora Regina Trindade. Os professores Reginaldo Sampaio e Mirtes Valoaes, de linguagem e matemática, respectivamente, fundamentaram um conjunto de critérios com base nas avaliações externas, tanto para a construção das provas como para a identificação dos níveis em que os alunos se encontram.

O secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, esteve presente no lançamento e falou sobre a importância da avaliação municipal. “É de fundamental importância uma Rede de Educação ter sua avaliação própria, pois não ficamos dependendo apenas das análises das avaliações externas. Com base nas provas poderemos tomar algumas medidas, caso haja deficiência ou algum tipo de dificuldade ao passar o conteúdo aos nossos alunos”, ressaltou o gestor.

“Caso seja identificada qualquer dificuldade na metodologia de ensino ou no material pedagógico, nós vamos fazer uma força tarefa, para cada vez mais modificar para melhor. Nosso objetivo é cada vez mais melhorar o aproveitamento destes alunos em sala de aula”, concluiu Carlos Junior.