Educação |

Educação do Paulista realiza capacitação sobre o Autismo

Uma manhã repleta de conhecimento e troca de experiências, esse foi o objetivo da capacitação para os profissionais que assistem aos alunos com autismo da rede de ensino do Paulista, nesta quinta-feira (17.05). O encontro ocorreu no Centro de Formação de Professores, antiga Escola Municipal Presidente Kennedy, localizada na Rua Édson Borges, no bairro da Aurora, Centro. No total, 120 apoios estiveram presentes nos turnos da manhã e tarde.

Na ocasião, os participantes puderam adquirir conhecimentos sobre o Autismo, os movimentos sensoriais e como eles devem se comportar diante de situações que para algumas pessoas são estranhas, mas que para os autistas são normais. Ainda no evento os presentes participaram de uma dinâmica envolvendo os sentidos elevados dos autistas e na troca de experiências em sala de aula.

Marcilio Lopes, 37 anos, estudante de Pedagogia, que atua na Escola Municipal Rosa Amélia, no Janga, comentou a importância da capacitação para ele enquanto estudante universitário.  “A formação vai ajudar no processo de apoio e contribuir para o aprendizado das crianças com autismo nas escolas. Pois, a inclusão é muito importante, porque sem a inclusão como essas crianças vão ter educação e ser inserida na sociedade” disse.

“É um momento de estudo e aprimoramento, que a partir de agora, eles vão levar para a escola para trabalharem principalmente a estimulação desses estudantes com autismo. E também poder contribuir com a família, com os professores”, ressaltou Bernadete Brandão, coordenadora de Educação Especial do Paulista.

Segundo Jéssica Ramos dos Santos, 26 anos, apoio na Escola Municipal Frederico Lundgren, em Artur Lundgren I, os conhecimentos adquiridos no encontro preenchem uma lacuna que eles não aprendem na faculdade. “Aumenta nossos conhecimentos, e pode usar agora com seus alunos nas salas de aula e também no futuro quando você estiver formado nas instituições que vão atuar”, comentou.