Meio Ambiente |

PPP do resíduo sólido do Paulista pode servir de modelo para município do Paraná

Gestores da Secretaria de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente do Paulista receberam nesta terça-feira (08.05) a visita de funcionárias da Prefeitura de Colombo, na Região Metropolitana de Curitiba. O grupo paranaense, que também representa um consórcio formado por 23 cidades, teve a oportunidade de conhecer detalhes da Parceria Público Privada (PPP) do resíduo sólido formalizada pelo município pernambucano com a empresa I9 Paulista.

O encontro foi dividido em dois momentos. Na primeira, em Maranguape I, os gestores paulistenses destacaram a política de gestão e gerenciamento do resíduo sólido adotada no município. As servidoras paranaenses conheceram todos os trâmites desde o período que antecede a licitação até os dias atuais com a prestação do serviço. As principais dúvidas levantadas giraram em torno das vantagens e desvantagens da PPP.

As funcionárias da Prefeitura de Colombo ainda tiveram a oportunidade de conhecer a área de transbordo e tratamento mecânico de residiuos sólido (área do antigo aterro controlado da Mirueira) onde atualmente funciona a empresa i9 Paulista. A área visitada é a primeira nesses moldes existente no Brasil.

A equipe da prefeitura foi conduzida pelo secretário de Infraestrutura, Serviços Públicos e Meio Ambiente, Tiago Magalhães, o Executivo de Meio Ambiente, Leslie Tavares, a coordenadora Técnica do Meio Ambiente, Elisa Hannah, e a coordenadora do Núcleo de Sustentabilidade Urbana da Meio Ambiente, Bruna Maldonado.