Segurança e Mobilidade |

Bairros do Paulista recebem mutirão de vistorias técnicas realizado pela Defesa Civil

Garantir a segurança da população por meio de ações preventivas. Foi com esse intuito, que a Prefeitura do Paulista realizou na manhã desta terça-feira (24.04), um mutirão de vistorias técnicas para avaliar a condição estrutural de diversos imóveis do município. O trabalho executado pela Secretaria de Segurança Cidadã e Defesa Civil, atendeu aos bairros de Arthur Lundgren I, Maranguape I, Maranguape II, Nobre, Jaguarana e Janga.

Com uma média de 10 atendimentos por dia, a gestão está próxima de zerar o número de solicitações feitas pela população. Para esse serviço, a Secretaria disponibiliza um engenheiro, que fica encarregado de emitir os relatórios sobre o nível de segurança que as residências oferecem aos moradores. “Procuramos identificar rachaduras, trincas e fissuras nas paredes. Outros indícios de problemas estruturais também são observados, como manchas de umidade e inclinação de pisos”, informou Augusto Figueiredo, engenheiro responsável pelas avaliações.

Desde o início do período chuvoso, as ações preventivas com foco na proteção civil se multiplicaram no município. Tudo para que as famílias que residem nas áreas de risco não sofram com desabamentos, deslizamentos de barreiras e enchentes, como explica o engenheiro Roberto Wanderley. “Mais de 250 atendimentos foram realizados nos últimos 35 dias, contemplando cerca de 900 famílias. A prestação de serviço consiste na contenção de barreiras, limpeza de canais, avaliação estrutural dos imóveis e podação de árvores”, observou.

Além da equipe de engenharia, técnicos do órgão estiveram presentes na iniciativa. Vale destacar que em situações de perigo, a população pode acionar a Defesa Civil por meio do número 153. Outra forma de contato é através do aplicativo Paulista Conectada.