Mobilidade/Trânsito |

No Paulista, transporte complementar é fiscalizado pelo poder público

Garantir um transporte complementar seguro para a população. Com essa missão, a Prefeitura do Paulista, realizou na tarde desta terça-feira (24.04), uma operação para observar de perto o serviço prestado pelos permissionários que integram o sistema da cidade. A iniciativa coordenada pela Secretaria de Mobilidade e Administração da Regionais, se desenvolveu nos principais pontos de transporte de passageiros.

No ano passado, a gestão decidiu investir na categoria, disponibilizando para os profissionais, um curso de capacitação, voltado aos condutores e cobradores. Hoje, o certificado desse curso é essencial para efetuar a retirada do alvará que permite a atuação no município. Outra exigência que está sendo cobrada pela divisão administrativa é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na categoria D.

“O Prefeito Júnior Matuto tem se preocupado bastante com a qualidade do transporte complementar. Essa fiscalização que está sendo executada hoje, busca acima de tudo, acompanhar de forma estreita o comprometimento dos profissionais com os usuários do serviço”, afirmou Alessandro Rodrigues, diretor de Transporte do município. “Mas infelizmente, teremos que afastar das atividades, os servidores que não buscaram qualificação”, concluiu o gestor.

O diretor de Trânsito do Paulista, Carlos Jatobá, deixou claro que a intenção da gestão não é promover o recolhimento de alvarás ou veículos. “Não queremos de forma nenhuma prejudicar alguém com o impedimento do direito de atuar. Estamos apenas procurando adequar o sistema a realidade da nossa população. Só temos a ganhar com isso, já que a rotina de muitos paulistenses começa dentro de um veículo do transporte alternativo”, argumentou.

A frota do Paulista é composta por 420 veículos. Esse número é dividido em 14 linhas que cobrem diversos itinerários em toda a cidada. Cabe aos permissionários prestar serviço a uma população de mais de 322 mil habitantes.