Saúde |

Saúde do Paulista realiza ação para otimizar serviços de distribuição e armazenamento de medicamentos

Com o intuito de organizar melhor os armazenamentos e otimizar a distribuição de medicamentos na rede municipal, a Prefeitura do Paulista - através da Secretaria de Saúde -  iniciou na manhã desta terça-feira (24.04) uma ação, que tem como objetivo criar um fluxo de padronização nas farmácias das unidades de saúde. A iniciativa também visa reduzir gastos e controlar o estoque para beneficiar ainda mais quem precisa do serviço.  A ação aconteceu na Policlínica Josino Guerra, localizada em Maranguape I.

A iniciativa irá percorrer todas as farmácias da rede municipal de saúde, com o objetivo de organizar melhor o fluxo de medicamentos. “Nossa proposta é escutar as dificuldades das farmácias em reuniões dentro das próprias farmácias das unidades. Não queremos ouvir apenas as gestões das policlínicas, mas também escutar as equipes que dispensam os medicamentos e o farmacêutico, para que possamos analisar melhor as situações e assim sanar os problemas”, ressaltou a secretária de Saúde do Paulista, Fabiana Bernart.

“Nossa proposta é criar protocolos novos e reorganizar os processos de distribuição, objetivando melhorar a qualidade de atendimento aos usuários. Discussões como o programa de fitas, hipertensão e curativa não cessam em nenhum espaço, tudo gira em torno de solucionarmos as dificuldades destes programas no município. Queremos fazer isto de forma rotineira e frequente, para sanar qualquer problema que possa surgir”, completou a secretária.

A gestora da Policlínica Josino Guerra, Joana Carolina, também participou da pauta e falou sobre a importância da ação. “É indispensável estes momentos de reuniões, pois neles estudamos melhorias na farmácia como um todo, em prol do usuário, a fim de que o processo seja cada vez mais adequado, para facilitar o trabalho feito no nosso dia-a-dia. Quando aperfeiçoamos as entregas, datas de medicações e quantidade, beneficiamos assim os usuários que precisam do serviço”, comentou a gerente.

Também participaram do encontro, a diretora administrativa da Central Farmacêutica do Paulista, Joselma Nascimento, o farmacêutico Alexandre Gonçalves e a equipe de dispensação da Policlínica Josino Guerra.