Educação |

Educação reúne técnicos e gestores para discutir mudanças na base curricular

Seguindo uma orientação do Ministério da Educação, de institucionalizar esta segunda-feira, (16.04) o Dia D da Base Nacional Comum Curricular, a Secretaria de Educação do Paulista realizou várias atividades de estudos e reflexões acerca do tema. A iniciativa contou com a presença de gestores, professores, administrativos das unidades escolares e técnicos da Secretaria de Educação. Os encontros acontecem nos três turnos, por todas as 62 escolas da rede municipal.

O grande propósito desse encontro é, sobretudo por já estar previsto no calendário escolar, reunir os gestores e técnicos, para que possam se debruçar e reformular mais a sua base curricular. Portanto, o Dia D foi mais como um momento para que a gestão possa aperfeiçoar e adequar o currículo da rede de ensino do Paulista.

Na escola Professora Rubenita de Lima Cavalcante, em Arthur Lundgren II, a discussão contou com a presença do secretário de Educação do Paulista, Carlos Junior, e da coordenadora de Articulação Comunitária e Interlocução Escolar, Léia Ribeiro. Na ocasião, a coordenadora explicou que a BNCC corresponde a 70% do currículo das escolas municipais do Paulista. Ela explicou ainda a importância desse encontro realizado em todas as unidades de ensino.

“A gente está trazendo hoje esse estudo para que os professores e todas as escolas possam se apropriar desse material e conhecer o que está previsto, quais as competências e a partir daí, é que o currículo da rede vai ser atualizado, e se tornar também um suporte e respaldo para que as escolas possam construir seus projetos e o professor possa construir o seu planejamento”, ressaltou Léia.

Antes de se tornar lei a BNCC teve duas etapas anteriores, e em sua terceira edição, o MEC conseguiu levar a votação para o Congresso Nacional, para ser votada e posteriormente sancionada. De acordo com o secretário de Educação, Carlos Junior, a base nacional é um espelho para que os estados e municípios trabalhem suas bases curriculares, com suas metas e submetas, construindo o plano municipal de cada cidade.

De acordo com Carlos Junior, esse assunto já vem sendo discutido em Paulista desde o ano de 2016, implantando essa base curricular no município agora em 2018, com o diferencial de que nesse ano ela é lei federal. Durante o encontro, o gestor reforçou que o Dia D foi para discutir as atualizações da BNCC e adequar a rede municipal às necessidades atuais.

“Hoje mobilizamos toda a gestão escolar, e com técnicos da Secretaria de Educação, estamos discutindo essa modificação na Base Nacional Comum Curricular para implantar na base comum curricular de Paulista o que foi discutido em 2017, ou seja, uma pequena reformulação adequando-se a lei nacional”, concluiu o secretário de Educação.