Educação |

Escolas do Paulista são contempladas no Programa de Inovação Educação Conectada

Por meio da Secretaria de Educação do Paulista, a Prefeitura aderiu recentemente ao Programa de Inovação Educação Conectada, que é uma iniciativa do Ministério da Educação. O objetivo é apoiar a universalização do acesso à internet em alta velocidade e fomentar o uso pedagógico de tecnologias digitais na Educação Básica. Ao todo, 41 escolas do Paulista serão contempladas.

O programa está dividido em duas etapas, sendo a primeira a conexão terrestre com internet de alta velocidade e a segunda etapa com a aquisição e distribuição de equipamentos e formação de professores, tendo como foco as tecnologias digitais.

De acordo com o secretário executivo de Educação do Paulista, Emanuel Souto, aproximadamente 15 mil alunos deverão ser beneficiados pelo programa, que não vai demorar até ser implementado nas 41 das 62 escolas do município.

“Paulista fez direitinho o dever de casa, e por isso está sendo contemplado com essa ação que vem em várias etapas e ainda mais como um dos municípios com o maior número de escolas contempladas. A previsão é de que a primeira etapa seja executada nessas unidades ainda no ano de 2018. Já a segunda etapa, ficará a cargo do cronograma do Ministério da Educação”, ressaltou Souto.

Segundo o Ministério da Educação, o cenário atual impõe novas demandas, que exigem novas respostas. Educação com qualidade, democrática, formadora para o protagonismo – em especial em uma nação com o tamanho do Brasil – só é possível sob um programa público que disponha de organicidade, diretrizes, arcabouço teórico, estratégias de sustentabilidade e orientações práticas aos entes federados e suas redes de ensino.

Com 41 unidades de ensino vinculadas à Secretaria de Educação do município, o órgão entende que se trata de um número expressivo de unidades de ensino que terão acesso à Conexão Terrestre e que estas foram escolhidas por atender aos critérios específicos para a fase de Indução do Programa.

“Essa conquista coloca o nosso município em uma condição de destaque e sinaliza desafios importantes como melhoria da infraestrutura, formação específica para os professores com foco nas tecnologias digitais e renovação das práticas escolares”, ressaltou o secretário de Educação, Carlos Junior.

Abaixo, estão listadas as escolas municipais que serão contempladas:

01 COLEGIO MUNICIPAL JOSE FIRMINO DA VEIGA

02 ESCOLA MUNICIPAL AMARO ALEXANDRINO