Direitos Humanos/Cidadania |

Com foco na cidadania e prevenção à violência, Estação Regional do Governo Presente é inaugurada em Paulista

O programa Governo Presente chegou ao município do Paulista pela primeira vez neste sábado (07.04). Uma série de serviços gratuitos foram oferecidos ao público na Praça Emílio Russel e na Escola de Referência do Ensino Médio – EREM Escritor José de Alencar, em Maranguape I. O prefeito Junior Matuto e o governador Paulo Câmara acompanharam as atividades nos dois polos. Juntos, eles também inauguraram a Estação Regional do programa que passa a atender à juventude da comunidade. Essa foi a oitava unidade entregue em todo Estado.

A abertura oficial do evento, que ocorreu na Praça Emílio Russel, foi conduzida pelo prefeito e pelo governador. Na ocasião, alunos da Escola Municipal Suzie Regis e do projeto Tambores do Paulista deram um show na percussão, encantando todos os participantes do evento. Além das apresentações musicais, o local ainda recebeu as atividades esportivas do Governo Presente. Os demais serviços foram realizados a poucos metros de distância, na Rua 52, onde fica a EREM.

A aposentada Elizânia Silva, 65 anos, aproveitou o evento para fazer o exame de mamografia. Ela gostaria que esse tipo de ação ocorresse com mais frequencia. “Cheguei aqui por volta das 06h30 e consegui todas as fichas que precisava. Já fiz prevenção, teste de glicose e outras coisas mais. Achei tudo muito bom. Era excelente que sempre tivesse eventos como este aqui na nossa comunidade”, destacou a moradora de Maranguape I.

Os serviços oferecidos de saúde, assistência social, cidadania e prevenção às drogas e à violência envolveram as secretarias municipais e estaduais. Na visão do prefeito Junior Matuto, esse trabalho integrado aproximou à população carente dos serviços governamentais. “Estamos vivendo hoje um dia de inclusão social. O Governo Presente mostra o quanto o governador Paulo Câmara está atento as necessidades da população. E com o nosso apoio, o programa conseguiu chegar às pessoas que mais precisavam”, comentou o gestor municipal.

Com a inauguração da Estação Regional Paulista, o Governo Presente finca raízes na cidade, promovendo ações não só no ato inaugural, mas ao longo da semana. O novo espaço vai funcionar de segunda a sexta, das 08h às 17h, na Praça Emílio Russel, tendo como foco a prevenção social e o enfrentamento à violência. No local, a população poderá encontrar oficinas, palestras educativas e atividades de mediação de conflitos.

O governador Paulo Câmara fez questão de reforçar o compromisso da sua gestão com o social. Ele disse que o Estado pretende levar esse tipo de ação a outras localidades em Pernambuco. “A população precisa saber que o Governo do Estado e a Prefeitura estão trabalhando muito para oferecer serviços a contento, diante de cenários tão difíceis. E é bom que se diga que vamos levar essas ações aos demais municípios da Região Metropolitana, ampliando paralelamente para todo o Estado”, adiantou.

Além da inauguração da Estação Regional, o evento deste sábado oficializou o início do programa Cidadã Conectado na cidade. Qualquer pessoa que visitar a praça, em Maranguape I, poderá acessar a internet gratuitamente. É necessário fazer um breve cadastro no site www.cidadaoconectado.pe.gov.br e em seguida procurar a Estação do Governo Presente para obter a liberação do acesso. O público poderá usar o wi-fi das 18h às 06h de segunda a sexta, e o dia todo nos fins de semana.